Feira do Livro alemã decorre entre 14 e 18 de outubro
Lisboa, 30 set 2015 (Ecclesia) – A Paulinas Editora vai participar na Feira Internacional do Livro de Frankfurt, na Alemanha, entre 14 e 18 de outubro, com uma oferta que combinará nomes já consagrados com “uma nova geração de escritores de espiritualidade”.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a editora católica destaca obras do padre Alexandre Palma, um valor “emergente” no panorama da “reflexão teológica e cultural em Portugal”; e do monge cisterciense Carlos Maria Antunes, um “místico em ascensão nos tempos modernos”.
No que toca ao sacerdote de 37 anos, atualmente ao serviço do Patriarcado de Lisboa como prefeito do Seminário dos Olivais, também professor de Teologia na Universidade Católica de Lisboa, a Paulinas Editora vai levar a Frankfurt a obra “A Trindade é um Mistério – Mas podemos falar disso”.
Um livro em que, segundo a sinopse, o autor “dialoga com os grandes pensadores cristãos que refletiram o mistério trinitário, conduzindo os leitores por uma senda em que poderão detetar as marcas do Deus Trindade nas suas vidas”.
Quanto a Carlos Maria Antunes, antigo sacerdote e coordenador do Movimento Católico de Estudantes, são duas as obras em destaque, “Atravessar a própria solidão” e “Só o pobre se faz pão”.
Nesta última publicação, o monge cisterciense, atualmente na Galiza, recorre ao mistério da eucaristia para desafiar as pessoas “a aprenderem a arte de uma vida em comunhão, uma arte delicada e difícil, na qual todos somos aprendizes”.
Ao visitarem a Feira do Livro de Frankfurt, e o stand 5.0.C61 da Paulinas Editora, os leitores poderão ainda encontrar obras de vários autores já mais consagrados no panorama da literatura e da reflexão cristã.
Destaque para a presença de sete obras do padre e poeta José Tolentino Mendonça, vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa e antigo diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, da Conferência Episcopal Portuguesa.
O catálogo integra o título “A construção de Jesus”, a obra mais recente do sacerdote e que tem reedição prevista para outubro.
Também os livros “A mística do instante, o tempo e a promessa”; “A leitura infinita, Bíblia e interpretação; “O hipopótamo de Deus”; “Nenhum caminho será longo, para uma teologia da amizade”; “Pai-Nosso que estais na terra”; e “O tesouro escondido”.
A presença da editora católica em terras germânicas incluirá a apresentação ao público do projeto mais recente do professor João Duque, diretor-adjunto da Faculdade de Teologia da UCP em Braga, a “A poética de Deus”; e de dois livros do padre José Frazão Correia, responsável pela Companhia de Jesus em Portugal, “A Fé vive de afeto” e “Entre-tanto”.
Outro nome presente na banca será o de Gabriel Magalhães, professor de Literatura na Universidade da Beira Interior e colunista no “La Vanguardia”, o principal jornal da Catalunha, através de duas obras: “Espelho meu” e “O mapa do tesouro”, que deverá ser lançada em Portugal também durante o próximo mês de outubro.
De acordo com a informação avançada pela Paulinas Editora, a mensagem de Fátima também vai ser levada à Feira do Livro de Frankfurt, com um primeiro relance de uma obra que ainda está em progresso, sobre a “espiritualidade de Fátima”.
Outra sobre os três pastorinhos que em 1917 testemunharam as aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, Lúcia, Jacinta e Francisco.
Está reservada também uma seção sobre os “Santuários de Portugal”, compilação lançada em maio deste ano.
JCP