Ensaio sobre a meditação do padre espanhol Pablo d’Ors
Lisboa, 17 fev 2014 (Ecclesia) – A Paulinas Editora lança hoje em Portugal a obra ‘A Biografia do Silêncio’, do sacerdote espanhol Pablo d’Ors, um breve ensaio sobre meditação.
“Pablo d’Ors não apresenta uma teoria, mas sim a sua experiência pessoal com os espaços de silêncio, propícios a um encontro consigo mesmo”, refere a sinopse do livro.
Num mundo tão acelerado e ruidoso o autor encontra nos “tempos inúteis portas abertas para o desfrute gratuito e reconciliador, para o mergulho nas profundezas, para a reaprendizagem da arte de existir”.
O sacerdote relata a sua experiência pessoal, “única e intransmissível com os espaços de silêncio, de quietude, propícios a um encontro consigo mesmo, pela meditação”.
“Fala-nos do que experiência, de tudo o que não ganha, mas também de tudo do que desfruta, desse mergulho às profundezas de si próprio e do mundo novo que esse mergulho lhe permite observar, admirar, onde se encontra alguém que, há muito, se procura”, adianta a Paulinas Editora, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
“A meditação concentra-nos, devolve-nos a casa, ensina-nos a conviver com o nosso ser e parece-me difícil, para não dizer impossível, uma vida que se possa qualificar de humana e digna sem essa convivência connosco mesmos”, escreve o autor espanhol na apresentação deste breve ensaio sobre meditação.
Pablo D’ors nasceu em Madrid, em 1963 e foi ordenado sacerdote católico em 1991 estando em missão nas Honduras, sendo que desde essa altura vive em Espanha onde se doutorou em Teologia com a tese ‘Teopoética: Teologia da experiência literária’.
Desde então, trabalha em Espanha, numa dupla vertente, cultural e pastoral, é atualmente professor de Teatro e Literatura, dirige um laboratório de escrita criativa e é capelão do Hospital Ramón y Cajal e foi o fundador do seminário espiritual aberto ‘Buscadores de la Montaña’, de que continua a ser animador.
MD