Publicações: Padre Virgílio Rodrigues apresentou livro «O Diálogo do Cristianismo com as Religiões»

Verbas angariadas destinam-se a apoiar os centros sociais e paroquiais da Diocese de Viseu

Foto: Diocese de Viseu

Viseu, 18 nov 2025 (Ecclesia) – A Casa da Cultura de Santa Comba Dão (Diocese de Viseu) recebeu a apresentação do livro «O Diálogo do Cristianismo com as Religiões», da autoria do padre Virgílio Rodrigues, pároco no concelho de Santa Comba Dão e arcipreste de Besteiros.

A obra é o resultado da sua dissertação de doutoramento e analisa o diálogo entre o cristianismo e outras religiões, com foco no modelo místico da obra de Anthony de Mello, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Na sessão de apresentação, dia 15 deste mês, foi realçada a relevância e atualidade do tema pelo fator da globalização e da mobilidade humana.

“Há um intercâmbio de pessoas que trazem consigo as suas tradições, os seus costumes e religiões. Promover o encontro e o diálogo religioso é também uma forma de integrar as pessoas que vêm de outros países”, explicou o autor, padre Virgílio Rodrigues.

Trata-se de uma realidade que, cada vez mais, faz parte do dia-a-dia das várias paróquias e que pode servir para ajudar as comunidades.

“Acho que o conteúdo e análise do tema podem promover um encontro, um diálogo, uma aproximação e uma compreensão entre as diversas tradições religiosas. O objetivo é também encontrar fatores e pontos de convergência para todos contribuírem para o bem comum da sociedade, que, no fundo, é uma aldeia global como dizia o Papa Francisco”, referiu o sacerdote.

Também o Bispo de Viseu, D. António Luciano, manifestou o desejo que esta obra possa inspirar outras pessoas e que “seja um contributo muito bom para que a paz aconteça”.

A pertinência do tema foi ainda sublinhada por D. António Luciano, esperando que este exemplar possa “contribuir para uma relação mais próxima entre todos”, referindo a importância da abertura ao diálogo inter-religioso na atenção, na compreensão e na tolerância no mundo atual.

“Numa sociedade onde impera a indiferença religiosa, a fragmentação cultural e a globalização, estes fatores levam muitos investigadores a tratar o tema do cristianismo e do diálogo inter-religioso. Um tema importante para os cristãos, que, a partir da fé, buscam nas raízes judaico-cristãs a luz necessária para o entendimento e caminho para a paz com as outras religiões”, frisou o Bispo.

O livro pode ser adquirido junto do autor ou da editora Alma Letra, que também esteve presente na sessão de apresentação, e, em breve, ficará disponível na Livraria Jornal da Beira, em Viseu.

A verba angariada com a venda do livro destina-se a apoiar os centros sociais e paroquiais de Couto de Mosteiro, de São Joaninho e de Treixedo, no concelho de Santa Comba Dão.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top