Aveiro, 21 dez 2021 (Ecclesia) – O novo livro “Padre João Gonçalves – Memórias Biográficas: 1944-2020”, que reúne 44 testemunhos de amigos do sacerdote falecido, é apresentado hoje, pelas 21h00, no Seminário Santa Joana Princesa, em Aveiro.
“A obra vai ser apresentada pelo padre Manuel Rocha, vigário geral da diocese, numa orientação do padre Pinho Ferreira”, conforme comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
No evento estará também presente o Coro da Sé Catedral de Aveiro para “interpretar um hino fado “Só Padre João”, da autoria do padre Paulo Cruz, da diocese de Aveiro”.
A obra, com coordenação do diácono permanente José Carlos Costa, assistente Espiritual Hospitalar (CHBV) e prisional (EP de Aveiro) e editada pelo “Tempo Novo – Diocese de Aveiro”, reúne 44 histórias de “autores participantes”, que “partilham um encontro/ uma história/ uma marca no seu percurso em que se cruzaram com o padre João Gonçalves”, sacerdote da diocese de Aveiro, falecido a 08 de dezembro de 2020.
D. António Moiteiro, bispo da Diocese de Aveiro, D. José Traquina, bispo da Diocese de Santarém, e o diretor geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rómulo Mateus, são alguns dos nomes que constam na lista de autores.
Natural da freguesia da Gafanha do Carmo, onde nasceu a 28 de março de 1944, João Gonçaves foi ordenado por D. Manuel de Almeida Trindade a 21 de dezembro de 1969, na Sé de Aveiro.
Entre as várias funções que assumiu destaca-se a sua entrega à Pastoral Social: Capelão do Hospital de Aveiro, coordenador nacional da Pastoral Penitenciária, diretor das Florinhas do Vouga e da Casa Sacerdotal, foi diretor espiritual da Irmandade Santa Joana.
SN