Lisboa, 21 nov 2016 (Ecclesia) – A obra «À mesa com os 7 pecados capitais» da autoria do padre Gonçalo Portocarrero de Almada e Zita Seabra vai ser apresentada hoje, às 18h30, no Círculo Eça de Queiroz, em Lisboa.
Com a chancela da Aletheia Editores e a apresentada pelo cónego João Seabra, o ponto de partida para esta conversa-entrevista é a obra do pintor e gravador holandês Hieronymus Bosch “Mesa dos Pecados Capitais”, lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
“O quadro-painel é património da Casa Real Espanhola, adquirido pelo rei Filipe II de Espanha, e encontra-se atualmente em exposição no Museu do Prado, em Madrid”, realça a nota.
Para Zita Seabra, falar de pecados “está completamente fora de moda, muito longe das preocupações pós-modernas”, mas é frequente ver referências a eles, “na escrita, na pintura, no cinema”.
O livro está estruturado como se de uma refeição se tratasse, com a entrada a ser servida no início, logo após a abertura, e a sobremesa no final.
Nos restantes capítulos são sete os pratos servidos, cada um dedicado a um pecado capital: soberba, ira, inveja, avareza, gula, preguiça, luxúria.
LFS