Publicações: Obra sobre «os milagres de Jesus» vence prémio Paulus Edição 2015

Lançamento hoje, às 21h00, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga

Lisboa, 17 dez 2015 (Ecclesia) – O padre Renato Oliveira, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Braga, é o vencedor do prémio Paulus Edição deste ano, iniciativa da editora católica para incentivar a reflexão teológico-cristã e lançar novos autores.

O livro “Os milagres como Evangelho” é apresentado hoje, pelas 21h00, na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga.

Segundo um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, “o vencedor tem 24 anos e foi ordenado presbítero em julho deste ano na Diocese de Viana do Castelo, de onde é natural”.

Arrecadou o prémio com a obra “Os milagres como Evangelho”, uma dissertação sobre o “sentido teológico dos milagres de Jesus” que foi orientada pelo professor João Duque, atual presidente do Centro Regional da UCP Braga.

Para o padre Renato Oliveira, esta distinção é motivo de “grande alegria” pelo “valor que tem o prémio Paulus de edição” e também pela oportunidade “de ver a sua obra publicada”.

O sacerdote refere ainda que “esta é uma forma de valorizar a Teologia feita em Portugal e deseja que o seu trabalho possa ajudar as pessoas a olharem com maior compreensão para o conceito de milagre”.

“No âmbito da Teologia, o trabalho académico tem de ser pastoral, tem de chegar às comunidades cristãs”, realça o membro do Secretariado de Comunicação Social da Diocese de Viana do Castelo.

O vencedor do prémio Paulus Edição 2015 é também membro do Secretariado Diocesano de Liturgia, professor no Colégio do Minho e integra a equipa formadora do Seminário Diocesano de Viana do Castelo.

Como agente empenhado na preparação de novos sacerdotes, o padre Renato Oliveira procurou que a sua obra tivesse “um grande alcance pastoral.

“Hoje não se consegue fazer um bom trabalho pastoral sem saber as razões da nossa fé”, aponta o jovem padre.

Para o diretor editorial da Paulus, “a obra vencedora deste ano é muito válida do ponto de vista académico, mas também do ponto de vista editorial, uma vez que é um tema pertinente e atual”.

“Os milagres de Jesus, não só no Evangelho mas também na vida presente, são uma forte expressão de fé em Jesus Cristo” e “o autor aborda este tema de forma muito séria mas também acessível a todas as pessoas numa dupla perspetiva, bíblica e pastoral”, explica o padre José Carlos Nunes.

Depois do anúncio do vencedor do Prémio PAULUS de Edição 2015, está já em marcha a recolha de obras concorrentes ao galardão do próximo ano.

Os candidatos devem apresentar a concurso inéditas e podem enviar os trabalhos para a PAULUS Editora até 31 de maio, conforme o regulamento disponível em www.paulus.pt.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top