Livro de José Luís Nunes Martins inclui 68 cartas com uma pergunta e um parágrafo de cada reflexão apresentada no livro
Lisboa, 01 nov 2023 (Ecclesia) – José Luís Nunes Martins publicou o livro com o título “Perguntas a Deus” com 68 reflexões, cujas questões pretendem “levar a um crescimento interior maior”.
“Às vezes temos vergonha de nós próprios e o que estas perguntas acabam por fazer é uma espécie de uma inspeção prévia a uma pergunta”, afirma o autor, em entrevista, transmitida esta quarta-feira no programa Ecclesia, na RTP2.
De acordo com a editora, a obra leva o leitor numa “viagem de silêncio, de introspeção, ao encontro da verdade e do sentido da vida”.
A publicação conta com uma oferta de 68 cartas, que incluem uma pergunta e um parágrafo de cada uma das reflexões presentes no livro.
“A pessoa pega numa numa carta qualquer e lê um parágrafo, lê a pergunta e ainda tem a indicação de qual é que é o texto que no livro aprofunda essa mesma questão. É uma brincadeira no sentido que é um bocadinho mais leve do que parece, mas a verdade é que também na Igreja Católica me parece que muitas vezes se insiste num conhecimento demasiado ortodoxo, bíblico”, explica o autor.
Apesar do título da obra, a verdade é que, segundo o escritor, é possível que cada um chegue a uma resposta por si próprio.
“Não preciso que Deus me pergunte. Se calhar, é possível e o título engana neste sentido que é eu faço uma pergunta a mim próprio, sem possibilidade de mentir, ou seja, quero me preparar devidamente para me conhecer a mim próprio. E fugimos muitas vezes destas perguntas”, salienta o filósofo.
Segundo José Luís Nunes Martins, para fazer estas perguntas não é necessário “um curso superior de filosofia”, e o resultado pode mudar a vida de cada pessoa “pelo menos para mais verdadeira”.
“Nenhuma oração muda a vontade de Deus, mas qualquer prece pode mudar quem a faz”, pode ler-se na sinopse da obra que reúne crónicas publicadas semanalmente no site da Agência Ecclesia.
A entrevista a José Luís Nunes Martins é emitida esta quarta-feira no programa Ecclesia, na RTP2, pelas 15h00.
HM/LJ/PR