Publicações: Obra inédita retrata 1500 anos da história da Diocese de Viseu

Volumes vão ser apresentados este sábado

Viseu, 22 jul 2016 (Ecclesia) – O bispo de Viseu e o coordenador científico da publicação dedicada à história da diocese vão apresentar a obra de três volumes, que com cerca de 1800 páginas conta 1500 anos de história, às 15:00 horas, deste sábado.

“[A História da Diocese de Viseu] norteada exclusivamente por critérios históricos, propõe uma visão original e absolutamente inédita no panorama da historiografia portuguesa e internacional a respeito dos olhares e perspetivas que devem pautar um estudo desta natureza”, assinalou José Pedro Paiva.

Com a nova publicação procurara-se “indagar e contar” pela mão de historiadores como se foi construindo a Igreja em Viseu: Recursos humanos e materiais; como configurou o espaço físico e as mentalidades individuais e coletivas, que motivações e estratégias marcaram os agentes da ação da Igreja, face aos poderes coexistentes.

A História da Diocese de Viseu, “obra invulgar de grande valor científico e cultural”, vai ser apresenta pelo bispo diocesano, D. Ilídio Leandro, e o coordenador científico José Pedro Paiva, este sábado, às 15h00, no contexto dos 500 Anos da Dedicação da Catedral.

São 1500 anos de história a partir de 569, “data do primeiro documento referente à origem da diocese de Viseu e percorre a linha do tempo até abril de 1974”, apresentados em três volumes, em 1800 páginas “amplamente ilustradas”.

A Diocese de Viseu informa ainda, no seu sítio na internet, que o projeto de investigação desenvolveu-se “ao longo dos últimos anos”, com a proximidade do Departamento diocesano dos Bens Culturais.

CB/OC

Partilhar: