Publicações: O Papa Francisco em 600 respostas

Cidade do Vaticano, 30 dez 2015 (Ecclesia) – O livro «Jorge Mario Bergoglio – Responde Papa Francisco» apresenta “todas as entrevistas e conferências de imprensa” do Papa argentino, são cerca de 600 perguntas a 86 jornalistas em quase três anos de pontificado.

“A exaustividade e a minuciosidade do livro, que pode ser lido como uma longuíssima conversação com Francisco, ajudam de forma surpreendente a compreender o seu pensamento relacionado com questões de contemporaneidade, e a apreciar a sua linguagem imediata e muito vivaz”, explica o diretor do jornal L'Osservatore Romano, que assina a introdução do livro.

O jornalista e historiador apresentou a nova obra sobre o Papa Francisco, com 368 páginas, como a “entrevista mais longa de um pontífice”.

A publicação reúne perguntas desde a primeira viagem internacional ao Brasil, para participar na Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013, as conferências de imprensa no avião, “que se tornaram uma nova forma de comunicação papal”, e as entrevistas pessoais, onde consta também à emissora católica portuguesa, a Rádio Renascença.

Os direitos de autor do livro «Jorge Mario Bergoglio – Responde Papa Francisco» são destinados totalmente às obras de caridade do Papa.

Giovanni Maria Vian contextualizou ainda que a primeira entrevista a um Papa foi no pontificado de Leão XIII, a 31 de julho de 1892, a uma “célebre jornalista”, Caroline Rémy, do ‘Le Figaro’, onde “conversou sobre o tema candente do antissemitismo”, durante setenta minutos.

Segundo o jornalista, nesta entrevista “não faltaram polémicas” e, talvez por isso, uma nova entrevista a um Papa ficou adiada até ao pontificado de João XXIII, em 1959, concedida ao jornalista e historiador italiano Indro Montanelli.

OR/CB

Partilhar:
Scroll to Top