Lisboa, 22 jan 2015 (Ecclesia) – A Paulus Editora lançou a obra «A Essência da Vida Consagrada», que apresenta em oito capítulos o testemunho que todos os consagrados “devem recordar” a cada dia, o que os enche de “alegria, paixão e esperança”.
“A Essência da Vida Consagrada é como que um mapa do ADN da vida consagrada, mostrando os seus elementos essenciais de uma maneira sucinta mas muito profunda”, explica a Paulus Editora.
Com o testemunho de oito consagrados, com percursos de vida diferentes, o livro apresenta também “tudo aquilo” que a Igreja e todo o povo de Deus “devem” reconhecer nos seus consagrados, “um estilo de vida”.
Cada capítulo da obra ‘A Essência da Vida Consagrada’ é uma reflexão que começa nas origens bíblicas e termina nos dias de hoje com perspetiva no futuro.
D. António Couto, bispo de Lamego e membro da Sociedade Missionária da Boa Nova, no primeiro capítulo apresenta a “fundamentação bíblica da vida consagrada” cuja história é percorrida pelo padre e professor universitário David Sampaio da Sociedade do Verbo Divino (Verbitas).
O leigo Alexandre Freire Duarte, no terceiro capítulo, reflete sobre a “espiritualidade dos religiosos” e a irmã Maria da Glória Magalhães, das Franciscanas Missionária de Nossa Senhora, escreve sobre os “conselhos evangélicos – “obediência na fé; pobreza na esperança e castidade na caridade”.
No quinto e sétimo capítulo, o teólogo Jacinto Farias e o padre Saturino Gomes, da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), respetivamente aprofunda a “eclesialidade da vida consagrada” e analisa este viver na Igreja à luz do Direito Canónico.
No sexto texto a importância da formação para a vida consagrada é apresentada por Maria Conceição Vieira, leiga consagrada do Instituto Secular das Cooperadoras da Família.
E o irmão Darlei Zanon, da Sociedade São Paulo (Paulista), escreve sobre o futuro da vida consagrada.
O presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP) no prefácio considera que este livro destaca que “toda a Igreja reconhece, acarinha e agradece o modo de vida que espelha como Jesus Cristo viveu há aproximadamente dois mil anos”.
Para o padre Artur Teixeira, provincial dos Missionários Claretianos, na obra ‘A Essência da Vida Consagrada’, publicada pela Paulus Editora, encontram-se “rostos e vozes de diversas proveniências, áreas e gerações” a testemunhar o ar que se respira nas comunidades religiosas.
CB