Professor da Sagrada Escritura apresenta obra «Dos Evangelhos ao Evangelho», um convite à leitura destes textos
Lisboa, 08 jan 2024 (Ecclesia) – O padre Domingos Areais lançou um novo livro intitulado “Dos Evangelhos ao Evangelho”, que tem como propósito desfazer mitos gerados no tempo da pós-modernidade em torno destes textos.
“Este livro resulta de uma investigação histórica e teológica que fiz realmente em Roma e em Jerusalém, na Universidade Hebraica de Jerusalém e também no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. E no fundo pretende desmontar alguns mitos que neste tempo da pós-modernidade se criaram à volta dos Evangelhos de Cristo e à volta, digamos assim, da mensagem de Jesus”, afirmou, em entrevista ao Programa Ecclesia, transmitido hoje na RTP2.
O autor explica que partiu das perguntas “Quando e porquê foram escritos os quatro Evangelhos?” e “Quando e porquê foram escritas as cartas de Paulo?” para escrever a obra, editada pela Paulinas Editora.
“Com este livro pretendo dar estas chaves de leitura científicas, históricas, para se ler com proveito os Evangelhos e para conhecermos melhor o Jesus histórico, de forma a podermos amá-lo. A gente não pode amar quem não conhece”, destacou o sacerdote da Diocese do Porto.
Salientando que o Evangelho de São Lucas coloca a “mulher num destaque muito grande”, que não tinha em toda a outra tradição antiga, o padre Domingos Areais refere que os textos dos evangelistas são “uma reflexão profunda e fazem crescer o humanismo e a humanidade em relação a todas as pessoas e em relação a todo o género humano”.
“O Papa Francisco tem dito, é uma expressão interessante, que devemos ler os Evangelhos, e aliás, toda a Bíblia, mas os Evangelhos em particular, devemos usar os Evangelhos como usamos o telemóvel. Todos os dias, não é? Porque os Evangelhos são uma fonte de inspiração enorme para a nossa vida”, salientou.
Para o professor da Sagrada Escritura, num tempo “de tanta solidão, de tanta frieza, de tantos medos, de tanta violência, os Evangelhos continuam a ser uma fonte de inspiração para um grande humanismo, uma grande fraternidade, um grande amor”.
A publicação, que representa um convite à leitura dos Evangelhos, procurando desmistificar, traduzir e aproximar os ensinamentos de Cristo aos leitores, foi apresentada em outubro de 2024, em Ermesinde.
LS/LJ/OC