Publicações: Novo Livro destaca património «inestimável» de Bragança e apela à preservação contra a desertificação

Susana Cipriano e Abílio Lousada assinam obra

Lisboa, 04 dez 2025 (Ecclesia) – Susana Cipriano e Abílio Lousada, autores da obra ‘Das Mais Belas Igrejas do Concelho de Bragança – Lugares de Culto e de Fé’, consideram que a diocese transmontana tem um património “lindíssimo” e que é fundamental “preservar, divulgar e visitar”.

“A nossa ideia foi conhecer e dar a conhecer por isso fomos às aldeias e depois de conhecermos, fomos mapeando, registando, fotografando e descrevendo no fundo”, referiu Abílio Lousada à Agência ECCLESIA.

Após este trabalho prévio, os autores foram à busca “de investigação complementar em termos de bibliografia, documentos e conversa com as pessoas”, disse o autor.

O património religioso transmontano deixado pelos ancestrais tem um valor “inestimável”, frisou Susana Cipriano.

A obra, com prefácio de D. Nuno Almeida, Bispo de Bragança-Miranda, apresenta 29 locais de culto, mas foram visitados mais de 200.

“O concelho tem uma extensão geográfica muito grande, estamos a falar do décimo concelho mais extenso do país, e isso obrigou-nos a uma coordenação muito grande em termos da elaboração de roteiros para poder conhecer todo o território”, sublinha a autora.

Depois de se fazer esse percurso e essa pesquisa no território, as escolhas “recaíram sobre templos considerados mais relevantes, historicamente, geograficamente e religiosamente”, por isso, “contamos no nosso acervo com duas catedrais, uma basílica, vários santuários, igrejas matrizes, capelas e capelas particulares de antigos morgadios”, acrescenta.

Neste trabalho, os autores contaram com a ajuda de mordomos, zeladores, comissões fabriqueiras e padres que os receberam “muito bem”.

O livro está projetado para os “habitantes daquele território e também para aqueles que não conhecem a região”.

“Nós temos essa pretensão de que quem não conheça tão bem as terras dos Nordestes e o vastíssimo, valiosíssimo e lindíssimo património que lá exista se possa sentir tentado”, salienta Abílio Lousada.

Numa região que vive “um processo de alguma desertificação”, a obra ‘Das Mais Belas Igrejas do Concelho de Bragança – Lugares de Culto e de Fé’ pretende também cativar “as novas gerações para estas questões da preservação do património”, afirmou na entrevista ao Programa ECCLESIA, emitido esta quinta-feira, na RTP2.

Num futuro próximo, Susana Cipriano e Abílio Lousada pensam fazer “visitas guiadas” aos locais que estão descritos na obra e “publicar também o segundo volume do livro”.

O livro tem a chancela da Paulinas Editora e tem o apoio da Diocese de Bragança-Miranda, bem como dos Municípios de Bragança e de Miranda do Douro; da Fundação A Junção do Bem (Lisboa); da União de Freguesias de S. Julião de Palácios e Deilão; das Juntas de Freguesia de Donai, Baçal, Castro de Avelãs, Espinhosela, Outeiro, Quintanilha, Quintela de Lampaças e Sendas, bem como da União de Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, da União de Freguesias de Rio Frio e Milhão e da União de Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo.

LS/LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top