Publicações: Novo livro apresenta história e pensamento de «D. António Marto. O Cardeal de Fátima»

Lisboa, 26 jun 2018 (Ecclesia) – «D. António Marto. O Cardeal de Fátima» é a nova publicação que a Paulus Editora faz chegar às livrarias nacionais esta quarta-feira para “dar a conhecer a história e o pensamento” do novo cardeal português.

“É expressão eloquente desta geração, no que diz e no modo como atua”, afirma o cardeal-patriarca de Lisboa no prefácio da publicação, informa a Paulus Editora num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

D. Manuel Clemente destaca o percurso pessoal do bispo de Leiria-Fátima, “da aldeia natal ao seminário, da experiência fabril ao estudo romano, do magistério universitário aos sucessivos cargos episcopais (em Braga, Viseu e Leiria-Fátima)”, representa na Igreja em Portugal “o melhor do que essa geração nos trouxe e continua a trazer”.

D. António Marto vai ser criado cardeal, esta quinta-feira,, no consistório convocado pelo Papa Francisco, que vai elevar ao colégio cardinalício 14 novos elementos, 11 deles eleitores num futuro conclave.

‘D. António Marto. O Cardeal de Fátima’, disponível nas livrarias a partir desta quarta-feira, apresenta uma breve biografia e a “reflexão” do mais recente cardeal português sobre diversos temas como: Jovens, recasados, eutanásia, crise.

A nova obra apresenta também partes da vida de D. António Marto e do seu pensamento “na primeira pessoa”, nomeadamente, numa grande entrevista ao jornal ‘Observador’ no Centenário das Aparições de Fátima (1917-2017) realizada pelo jornalista João Francisco Gomes que venceu o prémio

A editora católica informa também que o livro conta com a participação do chefe de redação da Agência Ecclesia, Octávio Carmo, e do jornalista Ricardo Perna, da revista ‘Família Cristã’, que organizou a nova publicação.

O comunicado refere ainda que em ‘D. António Marto. O Cardeal de Fátima’ a Paulus explica a importância da figura do cardeal e o impacto concreto da nomeação do bispo de Leira-Fátima, sendo que o leitor vai ter acesso a “algumas das suas melhores homilias” e uma memória fotográfica.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, transmitida esta domingo na Antena 1 da rádio pública, o novo cardeal afirma-se um parceiro “convicto” do Papa Francisco, nas mudanças que opera na Igreja e na Cúria Romana, e considera, por exemplo, que o pontífice argentino tem sido um “construtor de pontes, de encontro e entendimento entre os povos”. 

D. António Augusto dos Santos Marto nasceu a 5 de maio de 1947, em Tronco, Concelho de Chaves, Diocese de Vila Real; Filho de Serafim Augusto Marto e de Maria da Purificação Correia dos Santos.

Depois dos estudos nos seminários de Vila Real e do Porto foi ordenado padre em Roma, em 1971; De 1970 a 1977, estudou Teologia Sistemática na Universidade Pontifícia Gregoriana de Roma.

A 10 de novembro de 2000 é nomeado bispo e escolhe como lema episcopal «Servidores da vossa alegria» (2COR 1,24): Foi bispo-auxiliar de Braga de 2001 a 2004, bispo de Viseu até 22 de abril de 2006, quando foi para a Diocese de Leiria-Fátima.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top