Publicações: Nova edição do Semanário ECCLESIA é dedicada à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Lisboa, 18 jan 2013 (Ecclesia) – O tema central da mais recente edição do Semanário ECCLESIA, publicada esta quinta-feira, é a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que começa hoje e se prolonga até 25 de janeiro.

O assunto é enquadrado por declarações de D. António Couto, bispo de Lamego e presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, departamento da Igreja Católica responsável pelo acompanhamento das questões ecuménicas.

Depois da apresentação das reportagens sobre a unidade dos cristãos que o programa ECCLESIA na Antena 1 transmite a partir de domingo, o semanário digital oferece uma síntese sobre algumas das atividades ecuménicas que decorrem nos próximos dias em várias dioceses portuguesas.

O dossier inclui um texto sobre o tema do Oitavário, “O que exige Deus de nós?”, redigido por Jorge Pina Cabral, presbítero eleito para bispo da Igreja Lusitana.

A abordagem ao tema da unidade dos cristãos termina com uma entrevista ao teólogo João Duque, presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa e um dos responsáveis pelo diálogo ecuménico ao nível do episcopado.

Entre os artigos de opinião publicados nesta edição do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja encontra-se o de D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, intitulado “Olhos alegres da fé”.

Além do prelado brigantino, o Semanário ECCLESIA tem mais três bispos que todos os meses assinam um texto de opinião: D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Manuel Linda, bispo auxiliar de Braga, e D. António Marcelino, bispo emérito de Aveiro.

O espaço dedicado à programação da ECCLESIA (rádio, televisão e internet), a atualidade católica nacional e internacional, a Jornada Mundial da Juventude de 2013, no Rio de Janeiro, e uma seleção de acontecimentos a decorrer proximamente são algumas das secções fixas do semanário.

Cinema, multimédia, livros, História da Igreja, Concílio Vaticano II, agenda de atividades eclesiais e liturgia constituem também espaços permanentes que marcam presença na revista, a par de um artigo da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

O Semanário ECCLESIA está disponível na página www.agencia.ecclesia.pt/semanario, podendo ser consultado livremente em janeiro.

O acesso nos meses seguintes é garantido através da assinatura anual, no valor de 10 euros, que pode ser pedida através de envio de ‘e-mail’ para agencia@ecclesia.pt .

RJM

Partilhar:
Scroll to Top