Guarda, 20 nov 2017 (Ecclesia) – O bispo da Guarda presidiu à apresentação do livro ‘Homem de Deus para a Humanidade – Padre Joaquim Alves Brás’, cujo processo de beatificação está em curso, este domingo no seminário diocesano.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a Diocese da Guarda explica que o livro se insere nos trabalhos do processo de Beatificação do padre Joaquim Alves Brás que coincide com o centenário da sua entrada no Seminário diocesano do Fundão.
“A biografia do Venerável, Servo de Deus, insere-se no complexo dos trabalhos do processo de beatificação, em curso, cuja elaboração comportou um confronto com toda a documentação e escritos disponíveis”, disse postulador da causa de beatificação.
Na apresentação do ‘Homem de Deus para a Humanidade – Padre Joaquim Alves Brás’, o monsenhor Arnaldo Pinto Cardoso referiu que o leitor “confronta-se com um homem de Deus para a Humanidade, do qual os homens têm muito a aprender”.
O venerável padre Joaquim Alves Brás fundou o Instituto Secular das Cooperadoras da Família, em 1933, e o livro contou com a colaboração das Cooperadoras Maria de Fátima Castanheira Baptista, Maria da Conceição Rodrigues Brites e Maria José Barreiros de Carvalho.
Com o apoio do Centro de Cooperação Familiar, o grupo de trabalho reuniu ao longo de 2016/2017 para “arrancar do esquecimento tantas coisas relativas ao fundador e às suas Obras”.
O livro com 582 páginas inclui um portfólio sobre o padre Joaquim Alves Brás e postulador da causa de beatificação monsenhor Arnaldo Pinto Cardoso considera que “justifica-se uma nova biografia”, “passado meio século sobre a morte” do sacerdote e após a declaração oficial da heroicidade das suas virtudes (2008).
Joaquim Alves Brás nasceu a 20 de março de 1899, em Casegas, concelho da Covilhã (Diocese da Guarda) e ainda criança sonhava “ser padre, ao menos por ano” e o sonho concretizou-se a 19 de julho de 1925.
CB