Padre Hugo Gonçalves sublinha «cuidado» de responder a perguntas, «seriamente, com profundidade teológica e espiritual»
Lisboa, 11 jan 2022 (Ecclesia) – O pároco do Campo Grande, em Lisboa, afirmou que o padre Vítor Feytor Pinto deixou “muitas saudades” e “muitas memórias muito bonitas”, como os seus textos, alguns dos quais foram publicados no livro ‘Respostas em Família’.
“Estes textos que aparecem neste livro são talvez alguns dos últimos textos que o padre Vítor escreveu. Ele tinha uma colaboração com a revista Família Cristã onde respondia a perguntas sobre a fé, sobre a vida cristã, e esses textos acabaram por ser editados”, explicou o padre Hugo Gonçalves à Agência ECCLESIA.
O livro ‘Respostas em Família’, de monsenhor Vítor Feytor Pinto, antigo coordenador nacional da Pastoral da Saúde, tem a chancela da PAULUS Editora e foi lançado a 12 de dezembro, na igreja do Campo Grande, em Lisboa.
Que critérios deve usar um cristão ao votar? Há dresscode para ir à Missa? O que é a eutanásia? Posso casar-me, catolicamente, na praia? Pode ser-se cristão e maçon?, são alguns dos títulos dos textos que foram escritos entre 2015 e 2021, e que saíram da revista Família Cristã e podem ser lidos na obra póstuma.
Segundo o padre Hugo Gonçalves “o cuidado do padre Vítor” foi responder às questões “e seriamente, com profundidade teológica e espiritual”, para ajudar as pessoas a fazer um caminho.
“Às vezes, há respostas que nos são dadas a perguntas que não condizem com a nossa vida, talvez nos sentíssemos excluídos ao ler aquelas respostas. E o que o padre Vítor faz é dizer a verdade mas abrindo uma possibilidade de caminho para todas as pessoas. Para que todas se sintam na possibilidade de caminhar na fé, de fazer o seu próprio caminho independentemente da história que têm, da vida que vivem”, desenvolveu o convidado desta terça-feira no Programa ECCLESIA (RTP2).
Os textos, que foram escritos entre 2015 e 2021, estão agrupados em cinco temas principais: Um Olhar Cristão, Questões sobre a Fé, Vida e Sacramentos, Perspetivas Pastorais e Nossa Senhora.
66 textos, que assinalam simbolicamente 66 anos de sacerdócio do padre Vítor Feytor Pinto, que faleceu aos 89 anos, a 6 de outubro de 2021, e estão agrupados em cinco temas: ‘Um Olhar Cristão; Questões sobre a Fé; Vida e Sacramentos; Perspetivas Pastorais; Nossa Senhora’.
O padre Hugo Gonçalves realça que há uma “marca de generosidade” em tudo aquilo em que monsenhor Vitor Feytor Pinto se envolveu ao longo da vida e isso também é visível “nestes textos”.
O entrevistado recorda que monsenhor Vítor Feytor Pinto era um “grande comunicador”, tinha a capacidade de falar durante muito tempo “e manter as pessoas sempre muito interessadas”, como tinha uma “grande generosidade”.
O padre Vítor Feytor Pinto, natural de Coimbra, foi ordenado na Diocese da Guarda a 10 de julho de 1955; faleceu a 6 de outubro de 2021.
HM/CB/OC