«Não façam mal a nenhum destes pequeninos» é lançado pela Lucerna
Lisboa, 10 out 2019 (Ecclesia) – A Editora Lucerna lançou este mês a obra ‘Não façam mal a nenhum destes pequeninos’, com as posições do Papa Francisco e Bento XVI contra abusos sexuais de menores.
“Dois grandes pontífices assumem como seu o sofrimento dos mais pequenos e de todo o povo de Deus, tomam-no sobre os ombros, intervêm nas suas respetivas responsabilidades pastorais, interpretam em profundidade, segundo a fé, estes acontecimentos”, refere o autor da introdução ao livro, o padre Federico Lombardi, moderador do encontro sobre proteção de menores que decorreu em outubro, no Vaticano.
O religioso jesuíta foi porta-voz da Santa Sé, nos pontificados dos dois últimos Papas, sublinhando o seu trabalho para ajudar a Igreja Católica a “purificar-se profundamente, para reencontrar plenamente a credibilidade na missão e a alegria do serviço aos mais pequeninos”.
A obra inclui um documento de Bento XVI, sobre o tema dos abusos sexuais, publicado em abril deste ano, além de outros textos sobre o mesmo tema, tanto do Papa emérito como do Papa Francisco.
“Será assim mais fácil ver sob uma perspetiva coerente os diferentes planos do discurso, a continuidade e os desenvolvimentos”, sustenta o padre Lombardi.
OC
Proteção de menores: Novas normas do Papa Francisco entram em vigor no Dia Mundial da Criança