Publicações: Livro «Portugal Católico» «obriga a olhar para o futuro» – Eugénia Magalhães

Doutorada em História e Cultura das Religiões integrou comitiva que esteve com o Papa

Cidade do Vaticano, 20 set 2017 (Ecclesia) – A coordenadora do Secretariado da Equipa Executiva do projeto ‘Portugal Católico. A beleza na diversidade’ sustentou que a obra “obriga” a olhar para o futuro e “não ficar presos ao passado”.

“Faz vir ao de cima o quanto há ainda por fazer, por isso, esta obra, longe de ser uma obra apologética do quanto nós já fizemos não é uma obra do passado, é uma obra do futuro, é uma porta aberta”, afirmou Eugénia Magalhães hoje, no Vaticano.

Em declarações à Agência ECCLESIA, a coordenadora sublinhou que o livro ‘Portugal Católico’ é o que “ainda falta peregrinar no sentido da verdade”, daquilo em que acreditam e querem ser e, sobretudo, “deste serviço e de amor ao próximo”.

A doutorada em História e Cultura das Religiões refere que se percebe o quanto não se fez e “o que está por fazer”, por isso, ‘Portugal Católico’ é uma “obra humildade” que desnuda completamente aquilo que, às vezes, “a velocidade impede de olhar” e é oportunidade para parar e refletir.

O Papa Francisco recebeu hoje um volume “exclusivo” da obra ‘Portugal Católico. A beleza na diversidade’ após a audiência pública semanal, na Praça de São Pedro; A publicação foi pensada como um presente de agradecimento pela sua visita a Fátima, nos dias 12 e 13 de maio.

Para a coordenadora do Secretariado da Equipa Executiva, que acompanhou o novo livro, desde o início até ao fim, “é uma obra coragem”: “Sempre que paramos para refletir sobre nós próprios não há lugar para a superficialidade, há lugar para a verdade.”

“Retiramos aquilo que fomos capazes de fazer, o quanto fomos capazes de ser fiéis ao Deus em quem acreditamos mas também todas as nossas fragilidades”, acrescenta Eugénia Magalhães.

‘Portugal Católico. A beleza na diversidade’ é também uma obra para as “gerações futuras” para terem “a coragem de serem fiéis a essa verdade”.

“Quando quase 200 autores param para dizer, para ser espelho daquilo que se fez, obriga-nos a olhar para o futuro e não ficar presos ao passado”, frisa a coordenadora do Secretariado da Equipa Executiva do projeto editorial.

A obra ‘Portugal Católico. A beleza na diversidade’ reúne “204 textos-síntese, de 190 autores, intercalados com uma forte componente imagética, constituída por fotos (aéreas e terrestres), gravuras que acompanham os conteúdos escritos e um conjunto de poemas de diversos grandes autores portugueses que se distribuem em 14 capítulos”.

A publicação conta com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, da Fundação Calouste Gulbenkian, da União das Misericórdias Portuguesas e da Santa Casa da Misericórdia do Porto; teve ainda o mecenato pessoal de Alexandre Soares dos Santos.

PR/CB

Partilhar:
Scroll to Top