D. António Francisco dos Santos incentiva diocese a «conhecer» este «pensamento»
Porto, 12 dez 2015 (Ecclesia) – O bispo do Porto convida a diocese para o lançamento do livro ‘Cantar a Vida!’, que reúne homilias de D. Manuel Martins, primeiro bispo de Setúbal, no dia 15 de dezembro, no auditório da Igreja de Cedofeita.
“É uma oportunidade para melhor conhecer o seu pensamento e agradecer a Deus o dom da sua vida e do seu ministério episcopal”, explica D. António Francisco dos Santos, numa nota enviada à Agência ECCLESIA pelo Gabinete Comunicação da diocese.
A apresentação do livro ‘Cantar a Vida – Homilias de um Bispo de todos e para todos’, com homilias de D. Manuel Martins, primeiro bispo de Setúbal, está marcada para as 17h30 e realiza-se no auditório da Igreja de Cedofeita, a 15 de dezembro.
O bispo do Porto contextualiza o convite recordando que aquando da nomeação do primeiro bispo de Setúbal para esta diocese, há 40 anos, D. Manuel Martins “era sacerdote do presbitério do Porto” para onde “regressou, vive e trabalha, desde que é bispo emérito”.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o coordenador do projeto, destacou uma obra que mais do que “para a diocese, é para todo o país”.
“Estamos a falar de um bispo conhecido, interventivo e apreciado no país todo”, que pela “variedade de temáticas” que tem abordado, ao longo da sua vida, sobretudo ao nível social, na defesa dos mais pobres e carenciados, deixará um “legado” essencial para as “novas gerações”, apontou o padre Marco Luís.
Na celebração dos 40 anos de ordenação do prelado assinalado com o lançamento deste livro inédito, a 26 outubro, o sacerdote sublinhou o modo como D. Manuel Martins sempre foi capaz de indicar um caminho de “esperança” às pessoas, e ainda “hoje num mundo com tantas dificuldades”.
“Mas ao mesmo tempo é um homem que parte do realismo e isso agrada à vida de cada um de nós porque responde para a vida de cada um de nós. Um homem de atenção aos detalhes, à vida das pessoas”, complementou.
Com a chancela da Paulinas Editora, a publicação reúne intervenções feitas por D. Manuel Martins desde a sua entrada na diocese sadina, em 1975, até à sua resignação em 1998.
Na capa, podemos ver a imagem de um encontro entre D. Manuel Martins e o Papa Paulo VI, já beatificado, que foi quem criou a Diocese de Setúbal e quem o nomeou bispo.
Já na contracapa, encontramos uma pequena reflexão de D. Manuel Martins sobre Nossa Senhora e a diocese.
JCP/CB