Lisboa, 11 nov 2022 (Ecclesia) – A obra «O Legado de Manuela Silva» é lançada hoje, entre as 18h00 e as 19h30, no auditório CGD do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), em Lisboa.
A sessão conta com uma intervenção do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e dos professores universitários, Carlos Farinha Rodrigues e Manuel Zorro Mendes, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O presidente da direção do Centro de Reflexão Cristã (CRC), José Leitão, assina um dos artigos do volume, evocando “a figura profética” da fundadora do CRC.
Manuela Silva (1932-2019) foi professora catedrática convidada do ISEG, tendo recebido em 2013 doutoramento honoris causa pela Universidade Técnica de Lisboa.
A economista, personalidade de referência, a nível nacional e internacional, desempenhou vários cargos e publicou diversos estudos.
Manuela Silva, antiga presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), da Igreja Católica em Portugal, faleceu em outubro de 2019, aos 87 anos de idade.
Foi membro do Graal, movimento internacional de mulheres católicas, e presidente do Movimento Internacional dos Intelectuais Católicos/Pax Romana (1983-87) e da Juventude Universitária Católica Feminina (1954-1957); criou ainda a Fundação Betânia, em 1990; foi agraciada com o grau de Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, pelo então presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, em março de 2000.
LFS/CB