Lisboa, 14 jun 2024 (Ecclesia) – A obra «Meu Canto é para Ti», da autoria de monsenhor José Pedro Martins, é apresentada esta sexta-feira, dia 14, às 18h30, no Seminário de São José, em Faro, na Diocese do Algarve.
Com a chancela da Paulinas Editora a apresentação está a cargo de monsenhor António Cartageno, do padre Pedro Manuel e da irmã Eliete Duarte, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A saudação inicial e final está a cargo do bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.
O coro «Cantate Domino», do coro de câmara da Sé de Faro, também vai atuar.
O jornal diocesano, ‘Folha do Domingo’, informa que monsenhor cónego José Pedro Martins interessou-se pela música em Lagos, a sua terra natal, onde pertenceu a um coral da JOC – Juventude Operária Católica, e continuou nos Seminários com o ensino musical.
O sacerdote algarvio é autor de um grande espólio de música litúrgica com algumas publicações e gravações editadas em Portugal, Espanha, Brasil e Itália; o músico Rão Kyao, por exemplo, elaborou trabalhos discográficos em que incluiu temas da sua autoria.
Monsenhor José Pedro Martins tem vários álbuns editados e o seu nome está na Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, do Círculo de Leitores, alguns dos seus cânticos foram traduzidos e inseridos em coletâneas oficiosas, como o Cantoral Litúrgico Nacional de Espanha.
Em 2017, foi o responsável pela criação da Escola de Órgão da Catedral de Faro; o autor da obra «Meu Canto é para Ti», fundou o Coro do Conservatório Regional do Algarve, em 1973, que dirigiu até 1979, onde também lecionou a disciplina de História da Música, destaca o jornal da Diocese do Algarve.
LFS