Lisboa, 22 nov 2019 (Ecclesia) – A obra ‘As Ideias Políticas e Sociais de Jesus Cristo’, “novo e último” livro de Diogo Freitas do Amaral, vai ser lançada hoje.
Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que o autor debruça-se sobre a história do “pensamento político e as ideias de Jesus Cristo e o seu impacto na forma como os pensadores desenvolveram as suas correntes e teorias ao longo dos séculos”.
Tendo como ponto de partida os quatro Evangelhos que foram o Novo Testamento e respeitando o contexto histórico, Diogo Freitas do Amaral faz uma análise política e social, refletindo sobre a sua pertinência nos dias de hoje.
“Não tenho credenciais para escrever sobre problemas teológicos, exegéticos ou hermenêuticos. Mas, tendo redigido, ao longo de vários anos de estudo e reflexão, uma História do Pensamento Político Ocidental, gostaria de aplicar os métodos que utilizei nesse trabalho ao estudo e comentário das ideias políticas, económicas e sociais de Jesus Cristo”, lê-se na introdução de ‘As Ideias Políticas e Sociais de Jesus Cristo’, divulga a Bertrand Editora.
Diogo Freitas do Amaral faleceu aos 78 anos, a 3 de outubro de 2019 e o país homenageou-o com honras militares; Natural da Póvoa do Varzim, onde nasceu no dia 21 de julho de 1941, foi um dos fundador do CDS, em 1974, e desempenhou o cargo de vice-primeiro ministro e ministro em vários governos.
Entre 1979 e 1983 fez parte dos governos da Aliança Democrática (AD) e depois, entre 2005 e 2006, de um governo do PS, após ter saído do CDS, em 1992; Foi Presidente da 50.ª Assembleia Geral da ONU entre 1995 e 1996.
LFS
Igreja/Estado: Diogo Freitas do Amaral «nunca pode ser esquecido» – D. Joaquim Mendes