Publicações: «Jesuítas de Portugal: 1542-1759», do primeiro colégio à expulsão

Lisboa, 27 fev 2015 (Ecclesia) – A obra “Jesuítas de Portugal: 1542–1759”, de Fausto Sanches Martins, revela a “arte, culto e vida quotidiana” da companhia e vai ser apresentada hoje, pelas 18h00, na igreja de São Roque em Lisboa.

“O tema central do livro é o estudo da Companhia de Jesus nas vertentes da arte, culto e vida quotidiana, e traduz-se num importante contributo para todos os que se dedicam ao estudo desta companhia em Portugal”, revela a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML).

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA explica que o livro é o resultado de 20 anos de investigação histórica sobre a Companhia de Jesus do professor associado do departamento de Ciências e Técnicas do Património, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Este tema foi também a tese de doutoramento de Fausto Sanches Martins que apresenta os Jesuítas desde a fundação do primeiro colégio de Coimbra, em 1542, até à sua expulsão do país, em 1759.

A direção de Comunicação e Marketing da SCML informa que o autor vai fazer uma intervenção esta sexta-feira e que a apresentação da obra é da responsabilidade do diretor do Conselho de direção, de redação Revista Brotéria, o padre António Júlio Trigueiros.

O ator João Grosso vai fazer a “leitura encenada” de alguns excertos de Sermões do Padre António Vieira, acrescenta.

A escolha da igreja de São Roque para este lançamento explica-se pela “natural relação de proximidade” entre aquela que foi a Casa Professa da Companhia de Jesus e é hoje sede da Misericórdia de Lisboa.

O comunicado revela que o evento tem como público-alvo, o meio académico universitário, investigadores e outros interessados na História de Portugal.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top