Publicações: «Igreja e Encontro na Estrada Digital» é apresentado nas Jornadas Nacionais de Comunicação Social

Obra do padre Miguel Neto, diretor do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve

Faro, 28 set 2017 (Ecclesia) – A obra “Igreja e Encontro na Estrada Digital”, do padre Miguel Neto da Diocese do Algarve, vai ser apresentada hoje nas Jornadas Nacionais de Comunicação Social, às 19h00, no auditório da Renascença Multimédia, em Lisboa.

De acordo com o autor, em declarações publicadas pela edição online do jornal ‘Folha do Domingo’, trata-se de um projeto que procura analisar “a sociedade em rede” tendo por base uma “perspetiva cristã e teológica” e o trabalho do investigador catalão Manuel Castells, “centrado nas questões sociológicas associadas ao uso das novas tecnologias”.

No que diz respeito aos objetivos deste livro, eles são “primeiramente uma caracterização da sociedade em rede para, posteriormente, partir para uma análise da transformação do olhar da Igreja Católica sobre a comunicação social e o que a envolve; e chegar, finalmente, a uma proposta de um conjunto de critérios teológicos que permitam pensar o testemunho da fé neste novo ambiente”, esclarece o sacerdote.

O padre Miguel Mário Lopes Neto, de 38 anos, é atualmente o diretor do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve.

A publicação “Igreja e Encontro na Estrada Digital – Perspetivas teológicas a partir do estudo de Manuel Castells” partiu da tese de doutoramento daquele responsável e tem a chancela da Editora Lucerna.

O prefácio está a cargo de Alfredo Teixeira, professor do Instituto de Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa, que realça este projeto como “um itinerário de investigação enraizado na própria existência”.

“A partir das suas vivências e responsabilidades pastorais na Diocese do Algarve, o padre Miguel Neto deixou-se interrogar pelos sinais dos tempos que se descobrem nas novas formas de sociabilidade e comunicação em rede”, refere.

“Consciente de que o mundo digital não pode ser reduzido ao papel de medium, avançou na demanda de uma compreensão desse mundo como ambiente, ou seja, habitat, onde novas experiências de relação se estão a construir”, acrescenta Alfredo Teixeira.

A apresentação do livro vai ser feita pelo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, da Igreja Católica em Portugal, o padre Américo Aguiar, hoje às 19h00, no auditório da Renascença Multimédia, na Quinta do Bom Pastor, em Lisboa.

Um momento englobado nas jornadas nacionais de Comunicação Social, que começam esta tarde, às 14h30, e terminam esta sexta-feira, no mesmo local, situado junto à nova sede da Conferência Episcopal Portuguesa, subordinado ao tema “Comunicação: Criatividade e Partilha”.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top