Publicações: «Fontes fidedignas e escrita com rigor histórico» caracterizam nova biografia sobre Santa Beatriz da Silva

Lisboa, 11 fev 2015 (Ecclesia) – Uma “nova e extensa biografia” sobre Beatriz da Silva, a Santa portuguesa que fundou a Ordem da Imaculada Conceição, da autoria do investigador José Félix Duque, vai ser apresentada esta quinta-feira, em Toledo, Espanha.

“Temos em mãos uma obra documentada em fontes fidedignas e escrita com rigor histórico. Sem se poupar a esforços, o autor alargou o leque das fontes, multiplicou as informações e ampliou a trama das relações genealógicas, sociais, políticas e eclesiásticas”, escreve o arcebispo de Évora, D. José Alves, no preâmbulo.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o autor, investigador no Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, explica que entre outras questões importantes “volta a esclarecer” que a nobre Dona Beatriz da Silva nasceu na vila alentejana de Campo Maior, por volta do ano 1436, saindo de Portugal para casar com D. João II de Castela em 1447.

“Apesar de ter permanecido neste reino o resto da sua vida fundou em 1491 o primeiro Mosteiro da Conceição, em Toledo, com uma maioria de donzelas procedentes de Portugal”, destaca José Félix Duque no livro ‘Santa Beatriz de Silva. Fundadora de la Orden de la Inmaculada Concepción. Nueva Biografía”

Neste contexto, o investigar, que escreve o terceiro sobre a santa portuguesa, assinala a “novidade eclesial” que constituiu a ordem religiosa feminina porque “exaltava a Imaculada Conceição, um mistério teológico à época”.

A nova biografia “esclarece ainda que Santa Beatriz morreu a 9 de agosto de 1491” e, entre “outros detalhes de grande interesse” apresenta também o Beato Amadeu Hispano – ou João de Meneses –, um dos irmãos da Santa reformador da Ordem de São Francisco, confessor e secretário pessoal do Papa Sisto IV.

Com mosteiros na Europa, em Portugal são três – Campo Maior; Viseu e Estoril -, na América Latina, na Índia e em África as monjas concecionistas, “cujo hábito azul e branco honra Nossa Senhora da Conceição”, vivem em clausura e dedicam-se à oração e ao trabalho.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top