Publicações: «Fátima e Comunicação Social» é tema da revista cultural

Santuário mariano lançou terceiro número da publicação semestral

Fátima, Santarém, 14 mai 2015 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acaba de lançar o terceiro número da sua revista cultural, que tem como tema do caderno temático ‘Fátima e Comunicação Social’, porque a “dimensão mundial” deste santuário “passou pela atenção” que os diversos meios lhe dedicam.

“A ninguém escapa a capacidade que os meios de comunicação social têm de difundir e ampliar o eco de um acontecimento ou mensagem, qual carrilhão multitímbrico que espalha a notícia segundo várias vozes. Foi isso também que se verificou em Fátima”, escreve no editorial de ‘Fátima XXI’ o reitor do santuário mariano.

O padre Carlos Cabecinhas assinala que a temática da comunicação é “conatural” a Fátima porque o “acontecimento sobrenatural” na origem do fenómeno da Cova da Iria “é um evento de comunicação”.

Neste contexto, apresentam no caderno temático os “vários níveis de comunicação” ligados à realidade que é Fátima, “de dentro e de fora da Instituição, mais ou menos consoantes”, uma diversidade que “retrata o binómio Fátima-Comunicação Social”, explica a coordenadora o dossiê.

Segundo Leopoldina Simões, assessora de imprensa e responsável pelo centro de comunicação do Santuário, o caderno pretende contribuir para a “reflexão” sobre o impacto que os acontecimentos e a mensagem de Fátima “tiveram e continuam a ter” na comunicação social.

Desta forma, o especial começa com um artigo do presidente do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, o arcebispo italiano D. Claudio Maria Celli, e apresenta mais 17 artigos de jornalistas ligados à temática religiosa, sacerdotes, fotógrafos, um sociólogo crítico de televisão, entre outros.

Para além do caderno temático ‘Fátima e Comunicação Social’, a revista também faz chamada de capa para o testemunho da jornalista Laurinda Alves – Fátima: a viagem mais leve de todas –; a entrevista à também jornalista Paula Moura Pinheiro – Fátima: um assombroso espetáculo de humanidade –; a entrevista ao professor italiano Pierangelo Sequeri – Fátima: um modelo eclesial para o futuro.

A revista cultural do Santuário de Fátima faz ainda memória do centenário da Primeira Grande Guerra com um artigo sobre ‘O Cristo das Trincheiras’, que integra a exposição temporária ‘Neste vale de lágrimas’ preparada para o quinto ano de celebração do Centenário das Aparições, em 2017, e está patente no Convivium de Santo Agostinho, zona da Reconciliação da Basílica da Santíssima Trindade.

Segundo o diretor da publicação, noutros artigos podem-se encontrar “fragmentos de história” dedicados à oferta anual de trigo ao Santuário de Fátima, em agosto, escrito pelo padre Alexandre Palma; a presença de Fátima na literatura atual, por Agripina Carriço Vieira; e “ver o invisível: microvisões, macrorevelações”, um ensaio fotográfico de Miguel Cardoso, entre outros artigos.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top