Publicações: «Entre Vaticano e Portugal: questões de governo e de pastoral», novo livro de D. Carlos Azevedo, é apresentado em Lisboa e no Porto

Lisboa, 02 dez2022 (Ecclesia) – A obra ‘Entre Vaticano e Portugal: questões de governo e de pastoral (séc. XVII a XX)’ de D. Carlos Moreira Azevedo, delegado do Dicastério para a Cultura e a Educação (Santa Sé), é lançado hoje, às 21h30, no Auditório da Igreja do Campo Grande, Lisboa.

Com a chancela das Edições Paulinas, a obra é apresentada por Paulo Fontes, do Centro Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

No dia seguinte, o livro vai ser apresentado, às 21h30, na cripta da Igreja da Senhora da Conceição, Porto, por D. Pio Alves de Sousa, bispo auxiliar da diocese.

Em entrevista conjunta ao 7MARGENS e à TVI/CNN Portugal, D. Carlos Azevedo diz que é preciso rever a forma de organização da Igreja.

Partido do episódio em que Portugal esteve quase três décadas sem novos bispos nomeados, por causa do poder de Espanha junto do Papa e do Vaticano, o especialista em História da Igreja destaca que, “desde que tenha discípulos de Jesus”, a Igreja é capaz de se manter.

A questão do poder eclesiástico e da sua relação com o Estado atravessa os dez estudos que unem uma “recolha de dados sobre personagens, instituições e épocas, iluminada pelas fontes arquivísticas do Arquivo Apostólico Vaticano sobre temas portugueses”, escreve o autor na apresentação da obra.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top