Sernancelhe, Viseu, 15 jun 2015 (Ecclesia) – Os alunos do 1.º ao 9.º ano da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica da escola de Sernancelhe, Diocese de Lamego, apresentaram o ‘Livro dos Valores’, um projeto construído com o município e a comunidade educativa.
“Mais que simples rimas, o livro é um tesouro de valores porque guarda nas suas palavras e nos seus pensamentos uma riqueza de valores que os alunos foram apreendendo ao longo do ano a partir da escolha de uma unidade letiva, por cada ano letivo”, explica o professor de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), Mário Rodrigues.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o docente destaca o “envolvimento de toda a comunidade” na concretização deste projeto que valoriza os “valores morais, éticos e religiosos” das diversas unidades letivas do programa de EMRC.
O ‘Livro dos Valores’ foi possível porque houve um trabalho em rede que “englobou os alunos, a disciplina de EMRC, a escola, o município e a comunidade educativa de Sernancelhe”, frisou Mário Rodrigues que destaca ser uma “marca” da disciplina na vida dos alunos.
O livro foi apresentado no último dia de aulas, a 12 de junho, no auditório municipal de Sernancelhe e o presidente do município referiu que “é o memorizar da história” que vai perdurar ao longo dos anos.
“Uma recordação e uma boa ideia para apetrechar a escola sem estar à espera de subsídios”, observou Carlos Silva para quem a escola de Sernancelhe torna-se um “exemplo nacional” pelos objetivos presentes no projeto.
Por sua vez, o diretor da escola, Carlos Rei, assinalou que este desafio tem como objetivo “evidenciar os valores” e também angariar fundos para a “aquisição de quadros interativos”.
CB