«ToP: Programa de Tempo Partilhado» é da autoria de aluno da Universidade Católica
Lisboa, 19 mai 2021 (Ecclesia) – João Canossa Dias, estudante de Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem, na Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP), publicou o e-book ‘ToP: Programa de Tempo Partilhado’ que pretende “ajudar a integração” de pessoas com deficiência na sociedade.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a UCP informa que o e-book é o guia para o programa ‘ToP’, uma abordagem que visa assegurar que as pessoas com “dificuldades intelectuais e/ou multideficiência não perdem oportunidades para a interação e comunicação interpessoal”.
Um programa para prevenir o “isolamento social” a que a população com dificuldades intelectuais e multideficiência está mais vulnerável.
A Universidade Católica Portuguesa explica que o ‘ToP’ é, em simultâneo, “uma abordagem e uma atitude”, centrada na partilha de tempo com a outra pessoa, um programa “simples e de fácil implementação” que contempla oportunidades para o utilizador refletir sobre como “interage com a pessoa com deficiência, quais os efeitos da interação sobre o próprio e sobre o parceiro com deficiência”.
João Canossa Dias, estudante de Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP), publicou o e-book ‘ToP: Programa de Tempo Partilhado’, em coautoria com Isabel Monteiro e Sara Soares (ESSUA) e com a professora Ana Mineiro (ICS-UCP).
A versão original do ‘ToP’, o ‘HOP’, foi desenvolvido pela terapeuta da fala Sheridan Forster, investigadora australiana interessada nas interações entre cuidadores e adultos com deficiência profunda e multideficiência.
CB