Lisboa, 07 jan 2022 (Ecclesia) – A investigadora Paula Borges Santos escreveu uma “biografia pastoral” de D. António Ribeiro, patriarca de Lisboa de 1971 a 1998, publicada pela editora da Universidade Católica Portuguesa.
“O livro mostra como D. António Ribeiro foi o patriarca de Lisboa mais comprometido com a democracia e reativo contra as ditaduras, conseguindo fazer com que o Patriarcado e a Igreja portuguesa em geral retomassem um papel influente, com uma força que os partidos políticos depois do 25 de abril não subestimaram”, explica a autora, numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Segundo Paula Borges Santos, a biografia sugere um “novo modelo para compreender D. António Ribeiro”, revelando a sua adaptação à estratégia religiosa e política do Papa João Paulo II, e “fornece uma lente através da qual a história de Portugal, entre finais dos anos de 1950 e 1998, pode ser conhecida”.
“Uma biografia pastoral que avalia a sua identidade religiosa e atividade eclesial no quadro do catolicismo nacional e internacional, a ativa intervenção no espaço público sobre uma diversidade de matérias, relacionadas com os acontecimentos político-sociais mais importantes do último quartel do século XX português”, desenvolve.
Paula Borges Santos, investigadora principal do Instituto Português de Relações Internacionais da NOVA FCSH, assinala que na biografia ‘Dom António Ribeiro’, publicada pela Universidade Católica Editora, apresenta “documentação inédita e diversificada”, recolhida em arquivos nacionais e internacionais, “incluindo o arquivo pessoal de D. António Ribeiro”.
D. António Ribeiro faleceu no dia 24 de março de 1998, na capital portuguesa; nasceu em S. Clemente de Basto, na Arquidiocese de Braga, a 21 de maio de 1928.
Frequentou os seminários de Braga, foi ordenado a 5 de julho de 1953, e enviada para Roma, onde se doutorou, com a tese ‘A Doutrina do Evo em S. Tomás de Aquino. Ensaio sobre a duração da alma separa’, na Universidade Pontifícia Gregoriana; Foi eleito bispo auxiliar de Braga, a 3 de julho de 1967, aos 39 anos de idade, e ordenado em setembro do mesmo ano.
O Patriarcado de Lisboa assinalou o 50.º aniversário da entrada solene de D. António Ribeiro na Sé, como 15.º patriarca (1971 a 1998), no dia 21 de novembro de 2021.
CB