Livro transcreve conversas entre Fernando Ventura, frade franciscano e Joaquim Franco, jornalista da SIC
Lisboa, 07 jul 2011 (Ecclesia) – A passagem do isolamento para a solidariedade é um dos reptos da obra ‘Do eu solitário ao nós solidário’, resultante de várias conversas entre Fernando Ventura, frade franciscano capuchinho, e Joaquim Franco, jornalista da SIC.
O título preconiza uma “mudança de regime”, afirmou o religioso à ECCLESIA, acrescentando que o “exercício do pensamento” é um dos “grandes desafios” do livro editado pela Verso de Kapa.
Para Joaquim Franco, o momento atual exige “cruzar definitivamente a religião e as religiões com outras disciplinas do saber”, sem “medo do que daí vai sair, porque este é um mundo de pluralidade”.
“Quanto mais adiarmos esse encontro e esse confronto, mais difícil será perceber a verdadeira dimensão do fenómeno religioso e da necessidade de transcendência no ser humano”, sublinha o jornalista, que qualificou de “estimulantes” as conversas com o religioso.
O volume de 160 páginas pretende também promover a mobilização em causas solidárias: “Queremos que este livro seja uma proposta de reflexão ao direito e ao dever do exercício de cidadania de cada pessoa”, diz Fernando Ventura.
O próximo projeto editorial do frade franciscano insiste na dimensão comunitária da existência humana: “Pensar a polifonia dos afetos e não a ‘monolatria’ das solidões”.
PTE/RM