Publicações: Diretório Homilético do Vaticano com edição em português

Subsídio para membros do clero e seminaristas quer ajudar na preparação das homilias

Lisboa, 31 mar 2015 (Ecclesia) – A Paulus Editora lançou em Portugal o «Diretório Homílético» com que a Santa Sé quer oferecer a todos os sacerdotes orientações “comuns e precisas” para a preparação das suas homilias.

“Trata-se de um texto bem elaborado e de um útil e precioso subsídio para a formação inicial e permanente dos pregadores bispos, presbíteros e diáconos”, assinala na apresentação da obra o presidente da Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade, D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Paulus Editora destaca que a homilia deve ser “como que o anúncio das maravilhas de Deus na história da salvação ou do mistério de Cristo”.

O Diretório homilético é um documento da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e está dividido em duas partes: na primeira – A Homilia e o âmbito litúrgico – descreve-se a natureza, a função e o contexto peculiar da homilia; depois, surge a ‘Arte da pregação’, dividida em seis capítulos onde se exemplificam as coordenadas metodológicas que o homileta deve conhecer nos diversos tempos litúrgicos ao longo do ano.

Nos apêndices tem-se acesso à “homilia e o Catecismo da Igreja Católica” e a fontes pós-conciliar “relevantes” sobre a pregação.

A obra foi apresentada a 10 de fevereiro, no Vaticano, com o objetivo de ajudar sacerdotes e seminaristas.

O diretório vai ao encontro da preocupação manifestada pelo Papa Francisco acerca desta matéria, na sua exortação apostólica ‘A alegria do Evangelho’, onde refere que “a pregação dentro da liturgia requer uma séria avaliação por parte dos pastores”.

A homilia, que acontece durante a Missa, após a proclamação do Evangelho, está reservada aos “ministros ordenados” (bispos, sacerdotes e diáconos), como um “serviço litúrgico”, segundo “a fé da Igreja e não de forma pessoal”.

Após o Sínodo dos Bispos de 2008, dedicado à Palavra de Deus, o Papa Bento XVI sublinhou a necessidade de melhorar a qualidade das homilias, uma preocupação retomada por Francisco, seu sucessor.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR