Bragança, 08 ago 2014 (Ecclesia) – A diocese de Bragança-Miranda editou um livro sobre Bartolomeu dos Mártires, por ocasião dos 500 anos do nascimento do beato, assinalados este ano, assinala um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
Frei Bartolomeu, nascido em Lisboa, em 1514, foi arcebispo de Braga e pastor no território que hoje compreende as dioceses de Viana do Castelo, Bragança-Miranda e Vila Real.
O livro é da autoria do monsenhor José de Castro que deixou “um enorme legado acerca de Bartolomeu dos Mártires”, explica D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, que assina uma nota na obra.
A organização da publicação esteve a cargo do professor da Universidade Católica Portuguesa, Henrique Manuel Pereira, que assina a introdução.
Frei Bartolomeu dos Mártires, beatificado em novembro de 2001 pelo papa João Paulo II, teve um importante papel na implementação do Concílio de Trento em Portugal.
O comunicado lembra a nota pastoral que a Conferência Episcopal Portuguesa emitiu em maio último, assinalando o início da celebração dos 500 anos do nascimento do beato, onde refere a importância da sua vida e legado nos dias de hoje.
“Há pessoas que, pelos princípios e valores que pautaram as suas vidas, são permanentes modelos de referência de todos os tempos”.
A publicação está disponível nos serviços da Cúria de Bragança-Miranda.
LS