Fátima, 30 jan 2021 (Ecclesia) – D. Manuel Madureira Dias, bispo emérito do Algarve, escreveu uma nova obra cristologia intitulada ‘Creio em Jesus, o filho de Deus’, informa o Secretariado Nacional da Liturgia (SNL) que publica o novo livro.
“Não se trata de um livro académico. Por isso, evita as habituais informações e referências aos conceituados tratados de cristologia, que, aliás, conhece bem. Não é seu propósito informar sobre o que se escreveu e se disse sobre Jesus Cristo. Trata-se antes de pôr em evidência o essencial da fé e deixar-nos, por escrito, uma profissão de fé em Jesus Cristo, profunda, esclarecida e iluminada pela Palavra”, explica o D. José Alves no prefácio da nova publicação.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pelo SNL, o arcebispo emérito de Évora explica que ‘Creio em Jesus, o filho de Deus’ é um livro “fruto de aturado estudo ao longo dos anos e de reflexão aprofundada na oração” de D. Manuel Madureira Dias e “aperfeiçoada nas múltiplas intervenções orais e escritas, proporcionadas pelo exercício do ministério apostólico”.
“É um livro escrito sem pressa, com palavras que brotam espontaneamente do coração e que vale a pena ler como quem saboreia um fruto maduro e saboroso. O fruto de uma fé purificada no fogo do amor, que aquece o coração e confirma a esperança na comunhão futura com o Cristo glorioso”, acrescenta D. José Alves.
Na introdução da nova publicação, o autor explica que decidiu “fazer agora algumas reflexões”, à sua maneira, “sobre a Pessoa, a mensagem e o ministério de Jesus”.
“Enquanto penso n’Ele, estou em boa companhia; enquanto escrevo, vou ocupando o tempo com bons pensamentos e de modo útil para mim mesmo, porque me vou afeiçoando mais ao meu Senhor. E, se as minhas reflexões tiverem alguma utilidade para quem as vier a ler, sinto-me recompensado por este modo de passar as minhas longas férias de bispo”, escreve D. Manuel Madureira Dias, bispo emérito do Algarve.
D. José Alves, arcebispo emérito de Évora, no prefácio assinala também que a “sensibilidade pedagógica do mestre de cristologia está bem patente em todo o livro” e, nomeadamente, no corolário-síntese com que “conclui cada um dos capítulos, que ajuda a reter o essencial da exposição feita e aponta para uma atitude orante de louvor e de adoração”.
A nova obra ‘Creio em Jesus, o filho de Deus’ é publicada pelo Secretariado Nacional da Liturgia e pode ser consultada no seu sítio online.
- Manuel Madureira Dias, nasceu em Tarouquela, Cinfães, na diocese de Lamego, a 7 de janeiro de 1936.
Depois de concluir os seus estudos e o respetivo percurso vocacional, foi instituído presbítero pela mão de D. Manuel Trindade Salgueiro, na basílica metropolitana de Évora.
Entre 1961 e 1988, D. Manuel Madureira Dias desempenhou diversas funções naquela diocese, como as de pároco de Elvas e vigário episcopal para a pastoral.
Foi depois escolhido pelo Papa João Paulo II para o cargo de bispo do Algarve, responsabilidade que assumiu durante 16 anos.
CB