Lisboa, 17 out 2013 (Ecclesia) – A organização católica Leigos para o Desenvolvimento apresenta hoje o livro ‘A Ilha do Arco-Íris’, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, na Casa Floresta, no Jardim Zoológico de Lisboa.
“Este livro [A Ilha do Arco-Íris] surge como forma de apoiar o nosso trabalho em contexto de interculturalidade. Ao obtê-lo, está a contribuir para o trabalho de promoção de uma melhor compreensão e comunicação entre culturas, valorizando a interação social criadora de identidades e o sentido de pertença comum à humanidade”, explica Filipe Pinto, presidente dos Leigos para o Desenvolvimento (LD), num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O livro vai ser apresentado no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, com a presença das autoras, uma iniciativa pública na Casa Floresta, às 19h00.
A organização não-governamental LD revela que desafiaou Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada a criarem uma história “especialmente dirigida a crianças” que “refletisse os valores da interculturalidade”.
A fábula criada transmite “a importância de percebermos e aceitarmos as diferenças uns dos outros”, através da voz de diferentes animais: “O diálogo intercultural constante que passa pela partilha, pela solidariedade, pela necessidade de encontro com o outro e pela riqueza da diversidade”.
As ilustrações do livro ‘A Ilha do Arco-Íris’ são da autoria de Helena Pinheiro de Melo que “converteu em imagem muitos dos pormenores da história”.
“As crianças são convidadas a entrar num universo com o qual facilmente se podem identificar, absorvendo-o assim de forma divertida e colorida”, acrescentam os Leigos para o Desenvolvimento.
CB