Faro, 04 abr 2022 (Ecclesia) – O cónego Mário de Sousa, biblista da Diocese do Algarve, escreveu o livro ‘Comentário ao Evangelho de São Marcos’ (Paulus Editora), com prefácio do cardeal português D. José Tolentino Mendonça.
“Conhecer os Evangelhos, contactar com a sua riqueza sempre atual, regressar a eles e à capacidade inesgotável que têm de nos iluminar. Este livro de Mário de Sousa, um dos mais importantes biblistas portugueses, é certamente um precioso apoio para realizar essa viagem”, escreveu o arquivista e biblista da Santa Sé, em texto divulgado pelo jornal ‘Folha do Domingo’.
O cardeal português afirma que o comentário do cónego Mário de Sousa ao Evangelho de Marcos “merece um aplauso”.
A Paulus Editora explica que este comentário se destina a “quem quer conhecer o Evangelho de Marcos em profundidade”, adiantando que o estudo de cada episódio é dividido em duas partes: “a análise e o comentário”.
“A análise é feita versículo a versículo, e nela se expõem as questões mais significativas (linguísticas, histórico-geográficas, etc.); o comentário, por sua vez, oferece ao leitor a interpretação e o significado teológico do episódio, tal como a sua interpelação existencial”, acrescenta.
No ‘Comentário ao Evangelho de São Marcos’, com 776 páginas, o cónego Mário de Sousa guia o leitor através do “génio literário de São Marcos”, ajudando a saborear as “duas grandes linhas teológicas do evangelista”, que correspondem a duas fundamentais perguntas: “Quem é Jesus e o que significa ser seu discípulo?”.
A editora católica explica ainda que a nova publicação, que integra a coleção ‘Bíblica’, faz parte de um projeto com a Associação Bíblica Portuguesa (ABP) para publicar “comentários independentes a cada um dos quatro evangelhos”, elaborados pelos biblistas que traduziram o respetivo livro para a nova edição da Bíblia da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), divulga o jornal ‘Folha do Domingo’.
O cónego Mário de Sousa foi nomeado coordenador da Comissão da Tradução da Bíblia da CEP, em 2020, é presidente ABP desde 2017, tendo sido reeleito para o quadriénio (2021-2025), a 10 de setembro de 2021; É pároco na Diocese do Algarve, diretor do Centro diocesano de Estudos e Formação de Leigos, e professor de Novo Testamento, no Instituto Superior de Teologia de Évora.
CB/OC