Publicações: Biografia ilustrada sobre Leão XIV, de Thereza Ameal, tem como narrador o anjo Gabriel

Com «palavras menos habituais do vocabulário infantil», leitores têm também um dicionário e duas sopas de letras

Lisboa, 17 jun 2025 (Ecclesia) – Thereza Ameal escreveu o livro ‘Leão – O Papa das duas Américas’, uma biografia ilustrada de Leão XIV para as crianças que têm como narrador o Anjo Gabriel, que vai apresentar este sábado, na Feira do Livro de Lisboa.

“A minha esperança é que este livro ajude as crianças e os jovens que o lerem a crescer no amor à Igreja, no amor ao Papa, e, quem sabe, a suscitar vocações, porque fiz muita questão também de pôr como ele era uma criança normal, e que adorava beisebol, que ainda hoje joga ténis”, disse a escritora, esta terceira-feira, dia 17 de junho, em entrevista à Agência ECCLESIA.

Thereza Ameal explica que considerou a vida do Papa Leão XIV “tão extraordinária”, que pensou que era “muito giro para miúdos”, por isso, teve a ideia de contar a sua história, “mas pela voz” do anjo Gabriel.

”É o anjo da guarda do Papa que o segue desde que nasceu, que o vai seguindo, orientando, e que tem imensa piada. Tem muito sentido de humor na maneira como conta a história da vida do Papa”, adianta.

O livro ‘Leão – O Papa das duas Américas’ passa pelas várias fases da vida do novo pontífice, “desde o nascimento, depois a juventude, o Peru, importantíssimo na vida dele, e com imensas aventuras”, em Roma, como bispo, “e acaba obviamente com o Conclave, e como Papa na varanda”, no dia 8 de maio de 2025, eleição que o anjo Gabriel acompanhaou “com grande entusiasmo”.

Segundo a autora, a nova publicação tem também muita espiritualidade, “sem ser um livro pesado, o amor a Deus, o amor à Igreja”, a ligação à vida espiritual “é sempre fortíssima”.

‘Leão – O Papa das duas Américas’, realça Thereza Ameal, é uma biografia escrita numa linguagem “completamente para miúdos”, e aquilo que narra “é a verdade, mas narra com graça”, e exemplifica que Leão XIV “em criança brincava a celebrar Missa, numa tábua de engomar”, o que está no livro “com piada, com os irmãos a dizer que já não aguentavam mais, já estavam fartos da brincadeira, das homilias”.

Esta nova publicação “fala de muitas coisas que não fazem parte da realidade habitual dos miúdos”, por isso, a autora acrescentou um dicionário, “também escrito de uma forma muito simples”, com informações, por exemplo, sobre “o que é Vaticano, o que são leigos”, que pode “facilitar bastante” a missão dos catequistas, e outros agentes pastorais.

“E depois, utilizando essas palavras, que no fundo são menos habituais do vocabulário infantil, fiz também duas sopas de letras: um mais simples, para as crianças mais pequenas, e outro um pouco mais difícil, que é uma forma deles se habituarem, ou seja, não ser aquela palavra que se lê uma vez e que desaparece, vão integrando no seu próprio vocabulário”, acrescentou, no Programa ECCLESIA, transmitido hoje na RTP2.

Thereza Ameal explica que o novo livro infanto-juvenil “baseia-se no que é a realidade”, usou como fontes o portal de notícias ‘Vatican News’ do Vaticano, a Conferência Episcopal do Peru, a “maior dificuldade” foram “as ‘fake news’”, as notícias falsas, e acrescentou que “é impressionante” que após a eleição de Leão XIV, “dois dias depois, já havia coisas que não eram verdade”.

Os desenhos de ‘Leão – O Papa das duas Américas’ são da autoria do ilustrador brasileiro Izaac Brito, com quem Thereza Ameal trabalhou pela aplicação WhatsApp, que “foi também muito engraçado”.

A nova publicação, da Paulus Editora, vai ser apresentada este sábado, dia 21, às 17h00, na Feira do Livro de Lisboa, mais concretamente na ‘Praça Amarela’, no Parque Eduardo VII; esta edição do certame livreiro na capital portuguesa encerra no dia seguinte, e a editora católica pode ser visitadas nos Stands B15 e B16.

PR/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top