Publicações: Bento XVI vai editar memórias e escritos do Concílio Vaticano II

Introdução é hoje apresentada em edição especial do jornal «L’Osservatore Romano»

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 10 out 2012 (Ecclesia) – Bento XVI vai publicar os seus “escritos conciliares”, anunciou hoje a Santa Sé, evocando os 50 anos do Vaticano II (1962-1965).

O então jovem padre Joseph Ratzinger, professor de Teologia Fundamental, chegou ao Concílio como consultor do arcebispo de Colónia (Alemanha), cardeal Josef Frings, antes de ser nomeado perito teológico.

A introdução à compilação de textos, assinada pelo Papa, vai ser publicada numa edição comemorativa do jornal da Santa Sé, ‘L’Osservatore Romano’, de 40 mil exemplares, disponível a partir desta tarde em várias línguas.

Esta edição especial, apresentada aos jornalistas no Vaticano, inclui crónicas da época do Vaticano II, detalhes inéditos, imagens e textos dos Papas que conduziram os trabalhos conciliares (João XXIII e Paulo VI) ou neles participaram, como é o caso de Bento XVI.

A compilação dos textos conciliares de Joseph Ratzinger vai ser publicada pela editorial Herder e é coordenada pelo arcebispo alemão D. Gerhard Ludwig Muller, novo prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (Santa Sé).

O Concílio Vaticano II foi inaugurado pelo Beato João XXIII a 11 de outubro de 1962 e reuniu mais de dois mil participantes de todo o mundo; 39 portugueses marcaram presença na sessão inaugural, entre cardeais, arcebispos, bispos e um padre.

Anunciado “de surpresa”, como recorda o diretor de ‘L’Osservatore Romano’ na edição especial do 50.º aniversário do Vaticano II, este Concílio foi “o maior acontecimento religioso” do século XX e “a mais numerosa reunião de bispos cristãos que alguma vez aconteceu na história”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top