Publicações: Apresentação do estudo «Identidades Religiosas e dinâmica social na Área Metropolitana de Lisboa»

Lisboa, 02 jul 2019 (Ecclesia) – O estudo «Identidades Religiosas e dinâmica social na Área Metropolitana de Lisboa» vai ser apresentado hoje, às 18h30, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho de Lisboa.

No debate vão estar presentes o coordenador do estudo Alfredo Teixeira, a coautora Helena Vilaça, e o presidente da Comissão da Liberdade Religiosa, José Vera Jardim, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O estudo tem a chancela da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Foram feitas 1180 entrevistas entre 2 de junho e 15 de julho de 2018; o erro máximo da amostra, com um grau de confiança de 95 %, é de ± 2,9 %.

De acordo com o inquérito ‘Identidades religiosas em Portugal’ de 2011/12 (CERC-CESOP), coordenado por Alfredo Teixeira, a diversidade religiosa no território português apresenta-se “fortemente concentrada” na Área Metropolitana de Lisboa, onde se encontra ais de metade da população não-crente (55,2%) em Portugal, bem como 62,2% dos inquiridos pertencentes a uma denominação protestante (inclui os evangélicos), 51% das Testemunhas de Jeová e 61,5% dos pertencentes a outras religiões.

Mais de metade da população declara‑se católica (54,9 %) na  Área Metropolitana de Lisboa.

Cerca de 91 % dos indivíduos consultados no estudo afirma “nunca ter sentido qualquer tipo de discriminação baseada na sua posição religiosa”.

LFS/OC

Liberdade Religiosa: Estudo da Universidade Católica reforça Portugal como exemplo

Partilhar:
Scroll to Top