Lisboa, 19 jan 2017 (Ecclesia) – A obra «Recordações Pessoais», de Marie-Joseph Lagrange, dominicano francês, vai ser lançada, este sábado, no Convento de São Domingos, em Lisboa, e está integrada na clausura do Ano Jubilar da Ordem dos Pregadores.
O autor da obra foi um dos “mais notáveis exegetas católicos do séc. XX, fundador da Escola Bíblica de Jerusalém e da Revue Biblique”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Com a chancela da «Tenacitas», a obra vai ser apresentada, às 14:30, por frei Miguel Dos Santos e, no prefácio à edição portuguesa, o dominicano José Nunes refere que “como estudioso, o padre Lagrange abriu novos e insuspeitados caminhos ao estudo da Bíblia e criou a famosa Escola Bíblica de Jerusalém, responsável por uma das traduções e edições mais importantes do texto bíblico”
O padre Marie-Joseph Lagrange, fundador da École Biblique et Archéologique Française de Jérusalem e da Revue Biblique, nasceu em 7 de Março de 1855, em Bourg-en-Bresse, no centro de França.
Em 1877, após estudos de direito, entra na Ordem Dominicana e recebe o hábito de frade pregador a 6 de Outubro de 1879, com o nome religioso de Marie-Joseph.
Morre a 10 de Março de 1938, deixando publicada uma vasta e valiosa obra científica, caracterizada por uma imensa erudição, originalidade e profundidade. Em 1988, foi aberto o seu processo de beatificação.
LFS