Publicações: Apostolado de Oração estreia-se na Feira do Livro de Lisboa

Obra da Companhia de Jesus prepara internacionalização da aplicação «Click to pray»

Lisboa, 28 mai 2015 (Ecclesia) – O secretário nacional do Apostolado de Oração revelou que a estreia com um pavilhão próprio na Feira do Livro de Lisboa era um “desejo” antigo e que os visitantes vão encontrar livros e conteúdos online.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, o padre António Valério explicou que “está a desenvolver-se” a internacionalização da aplicação (APP) ‘Click to pray’ depois de províncias da Companhia de Jesus de outros países, e o Apostolado de Oração (AO) a nível internacional, terem manifestado “curiosidade e vontade” de o traduzir.

“Vai ser o desafio a nível das novas tecnologias, a internacionalização desta plataforma e uma ligação mais concreta do AO de Portugal com os secretariados nacionais de todo o mundo”, frisou o sacerdote.

O secretário nacional do Apostolado de Oração revela que a APP que vai estar disponível no pavilhão das Publicações Jesuítas (C -16) para os visitantes poderem “conhecer, experimentar e descarregar” é uma “caixa de surpresas”.

“Não só pelo impacto que tem tido mas faz parte da sua própria essência ser uma surpresa diária. As pessoas não sabem que oração vão encontrar nesta aplicação, que encontro com Deus lhes vai proporcionar através de uma proposta muito simples”, desenvolve o padre António Valério.

O ‘Click to pray’ propõe três breves momentos de oração ao longo do dia através do “telemóvel, correio eletrónico e redes sociais” e desde o lançamento teve um “crescimento acelerado” nos primeiros meses, e agora “é sustentado”.

A outra proposta de oração através das “novas tecnologias”, que o Apostolado de Oração vai ter presente é o Passo-a-rezar que são conteúdos em áudio, “10 minutos de oração a partir da liturgia de cada dia”, que conta com cerca de “12 mil pessoas” ouvintes diários e nasceu há cinco anos.

A 85.ª edição da Feira do Livro de Lisboa revelou-se uma oportunidade para a obra entregue à Companhia de Jesus estar presente em nome própria, o que era um “desejo de há muito tempo”, segundo o secretário nacional do AO.

“Achamos que seria a altura de dar o passo neste contexto de renovação e investimento. Não só as editoriais ligadas ao AO mas editoriais ligadas a outras obras da província portuguesa da Companhia de Jesus”, adianta o sacerdote.

Nesse sentido, a oferta no pavilhão das Publicações Jesuítas estende-se às obras da editora Frente e Verso, Brotéria e Tenacitas onde os visitantes para além das novidades podem “adquirir títulos com descontos até 50 por cento”, até ao dia 14 de junho, no Parque Eduardo VII.

O responsável pelo AO em Portugal adianta que a estratégia de expansão e o investimento na área da comunicação que têm feito corresponde a uma aposta articulada “diretamente com o padre geral dos Jesuítas”, a partir de Roma.

“Portugal encarou como um desafio particularmente decisivo para esta fase da história, onde a comunicação entrou em força na formação da própria equipa como nas opções que se fazem nas reuniões e programações no modo de comunicar hoje a fé”, explanou o padre António Valério que faz uma “avaliação muito positiva” do trabalho desenvolvido.

Neste contexto, o sacerdote comentou ainda que a Companhia de Jesus ao longo da história da Igreja e do mundo tem dedicado “particular atenção” aos tempos e ao presente histórico que está a decorrer, por isso, ao longo dos séculos soube “adaptar a proposta de evangelização às necessidades e às exigências de cada tempo”.

PR/CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top