Lisboa, 30 set 2013 (Ecclesia) – O Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) apresentou o livro “Espaço, poder e memória. A Catedral de Lamego, sécs. XII a XX” através da sua história, da história da arte, da arquitetura, da conservação e do restauro.
Num comunicado recebido pela Agência ECCLESIA, o CEHR, da Universidade Católica Portuguesa, explica que o livro “Espaço, poder e memória. A Catedral de Lamego, sécs. XII a XX” foi coordenado por Anísio de Sousa Saraiva com o contributo de “nove investigadores especialistas” em diversas áreas de estudo.
“A Sé de Lamego é uma das catedrais mais antigas e emblemáticas do panorama historiográfico e artístico português”, informa o Centro de Estudos de História Religiosa.
O local de culto lamecense é apresentado em “diferentes períodos temporais”, da Idade Média à época Contemporânea, através da história, da história da arte, da arquitetura, da conservação e do restauro: “momentos históricos, construtivos e artísticos que moldaram a catedral de Lamego durante os seus oito séculos de existência”, revela o CEHR.
No “Espaço, poder e memória. A Catedral de Lamego, sécs. XII a XX”, é apresentada a “pouco conhecida fase inicial de restauração da diocese e a subsequente construção da catedral românica e gótica”, acrescentam.
O livro está depositado e disponível em acesso livre para consulta e download, em formato pdf, no Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa, acessível diretamente ou por via do website do CEHR, informam no comunicado recebido.
CB/OC