Publicações: A «História da Igreja de Lamego» desde a antiguidade ao tempo moderno

Padre Joaquim Correia Duarte escreveu um «trabalho pioneiro» envolvido numa «teia de muitos séculos»

Lamego, 12 set 2013 (Ecclesia) – O livro “História da Igreja de Lamego”, do padre Joaquim Correia Duarte, membro da Academia Portuguesa da História, apresenta as origens da Diocese, as suas pessoas, instituições, estruturas e espiritualidade”.

D. António Couto, bispo de Lamego, presidiu à sessão de apresentação do livro e felicitou o autor por se ter envolvido numa “teia de muitos séculos, de muitos fios, de muitos nomes e de muitos acontecimentos” que faz “ver e sentir o pulsar do coração e da vida” da Igreja na Diocese.

O padre Joaquim Correia Duarte pesquisou, escreveu e descreveu a história da diocese, em 750 páginas, desde o início da sua evangelização até aos dias de hoje, um “trabalho de pioneiro” desde o século XVIII, assinala o bispo de Lamego.

“Fazer uma história da diocese, global e simples, concentrada e abrangente, acessível e atualizada, foi a minha tentativa e o meu anseio”, revela no preâmbulo o autor.

Este livro é um documento fundamental para se “aceder à identidade” da diocese de Lamego, assinalou o prelado.

“Há quem pense que Lamego, por não ter na sua sede uma capital de distrito e ter sofrido ao longo dos séculos os custos da interioridade, é uma diocese pequena e pobre, modesta e apagada. De facto, na área e na população, há-as muito maiores”, declara o padre Joaquim Correia Duarte no primeiro parágrafo da “introdução”.

Para D. António Couto, este livro situa os leitores “no final de um longo e inten­so caudal de vida cristã e de cultura”.

Os seis capítulos estão divididos por: “As Origens; Os Espaços; As Instituições; As Pessoas; As Estruturas [Os Edifícios Religiosos da Cidade; Outros Templos da Diocese] e Espiritualidade e Vida Cristã”, explica um comunicado recebido hoje pela Agência ECCLESIA.

O livro ‘História da Igreja de Lamego’ está disponível na Gráfica de Lamego, no Paço Episcopal, no Museu de Lamego e no Museu Diocesano.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top