Lisboa, 13 ago 2014 (Ecclesia) – O livro ‘A Fé da Igreja’, com a chancela da Faculdade de Teoliga da Universidade Católica, nasce após a realização de um curso online como resposta ao Ano da Fé proposto pelo Papa emérito Bento XVI.
“[A Fé da Igreja] É a resposta que a Faculdade de Teologia deu ao convite do Papa Bento XVI, de 11 de outubro de 2011, para celebrar o Ano da Fé”, revelou o padre João Lourenço, diretor da Faculdade de Teologia (FT) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), à Agência ECCLESIA.
Desta forma a publicação “A Fé da Igreja” é o resultado “aprimorado e organizado” de um curso online, em regime de e-Learning, que a FT organizou para celebrar o Ano da Fé (2012-2013) que assinalou os 50 anos do Concílio Vaticano II.
O ensaio de teologia, publicado pela Paulus Editora, apresenta seis temas: “A fé como força vital e forma expressiva da existência humana”, do padre jesuíta José Frazão Correia; “Itinerários bíblicos da Fé”, do padre João Lourenço; “A Fé como dom e resposta da liberdade”, por Domingos Terra; José Eduardo Borges de Pinho assina a “Dimensão eclesial da fé”; “A historicidade do caminhar na fé”, de João Manuel Duque e a professora Teresa Messias escreveu “A fé como experiência existencial”.
O primeiro capítulo “A fé como força vital e forma expressiva da existência humana”, convida o leitor “a ver no quotidiano, nas suas expressões de vida como a fé é uma realidade necessária, imprescindível e como abre um horizonte diferente à sua expressão vivencial”, explica o padre João Lourenço.
O diretor da Faculdade de Teologia e coordenador da publicação revelou que no segundo capítulo – Itinerários bíblicos da Fé – procurou dar “o sentido da fé como um percurso, um itinerário” e mostrar que nos “diferentes conjuntos de livros” da Bíblia, no Antigo Testamento e no Novo Testamento, “está presente a dimensão itinerante, de procura, busca e resposta”.
Segundo o entrevistado, no terceiro capítulo, “A Fé como dom e resposta da liberdade”, o professor Domingos Terra, apresenta uma dimensão que nem sempre está “presente” na vida de cada um: “A fé como dimensão de gratuidade, Dom, resposta, portanto o diálogo que a fé implica ou que se estabelece da fé entre o homem e Deus”.
José Eduardo Borges de Pinho assinou o capítulo a “Dimensão eclesial da fé”, sobre eclesiologia, a teologia fundamental da Igreja, “aborda uma das dimensões mais ricas e fundamentais da fé cristã”.
No quinto capítulo, “A historicidade do caminhar na fé”, o professor João Manuel Duque mostra como “a fé está presente nos itinerários da história e como ai se vive”, explica o padre João Lourenço.
A professora Teresa Messias, no último capítulo “A fé como experiência existencial”, escreveu sobre a fé como dom e resposta à liberdade.
“Se a fé implica a liberdade para se poder fazer esta caminhada a fé também é uma resposta na opção que o homem dá a este desafio de Deus”, acrescenta o diretor da Faculdade de Teologia.
“Proposta, acolhimento, resposta e vivência”, são “aspetos interessantes” que o padre João Lourenço assinala numa obra cujos temas apresentam-se entre si como “dimensões complementares”.
Os autores são professores da Faculdade de Teologia do polo regional de Lisboa e do polo regional de Braga da FT.
“Pessoas com percurso feito, com dedicação e conhecimento”, disse o padre João Lourenço, sobre os autores.
PR/CB/OC