PSP: Igreja Católica assinalou 147 anos da instituição

Bispo das Forças Armadas e de Segurança sublinhou importância da fé para que esta missão «jamais decaia em instrumento de opressão»

Lisboa, 01 jul 2014 (Ecclesia) – O bispo das Forças Armadas e de Segurança assinalou hoje os 147 anos da Polícia de Segurança Pública pedindo àquela força que se mantenha fiel “à nobreza do passado” e àquilo que “a sociedade tem o direito de esperar” dela.

Na homilia da missa que marcou o aniversário, enviada à Agência ECCLESIA, D. Manuel Linda sublinhou que a responsabilidade da PSP “passa fundamentalmente por dois momentos: prevenção do mal e repressão ao crime”.

“Para isso, tendes leis, regulamentos e normas de atuação previamente determinados. O que é bom. Mas isso não exclui a possibilidade de um modelo de atuação e de um ‘suplemento de alma’ para que aquilo que deve ser uma força libertadora jamais decaia em instrumento de opressão”, apontou o prelado.

O bispo das Forças Armadas e de Segurança apelou aos membros da PSP que olhem para sua missão como um “dom” de Deus oferecido “à sociedade dos homens” para que esta não seja dominada pela “lei da selva”, mas sim um lugar de “harmonia”.

“Não tenhais vergonha desta dimensão religiosa e de a testemunhar com a vida e com a palavra”, exortou o responsável católico.

Durante a celebração, D. Manuel Linda recordou as “condições adversas” que muitos agentes enfrentam, no seu “trabalho”.

Pediu também a intercessão de Deus para os membros da Polícia e seus familiares, para que tenham “uma vida de felicidade, não obstante os perigos que os rodeiam”.

Foram ainda lembrados na cerimónia todos aqueles que já “serviram a PSP”, especialmente agentes e familiares já falecidos.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR