Psiquiatria: Institutos Hospitaleiros foram «sempre» aliados do Serviço Nacional de Saúde – Manuel Pizarro

Ministro destaca exemplo de profissionalismo e humanismo

Foto: Ordem Hospitaleira de S. João de Deus

Lisboa, 19 abr 2023 (Ecclesia) – O ministro da Saúde afirmou que os Institutos Hospitaleiros foram “sempre aliados” dos portugueses e do Serviço Nacional de Saúde, considerando-os parceiros “inexcedíveis, um exemplo de profissionalismo e humanismo”.

Manuel Pizarro falava no XIV Congresso de Psiquiatria São João de Deus que teve lugar de 17 a 19 de abril, no Centro Ismaili, em Lisboa, com o tema ‘Acessibilidade em saúde mental – incluir e integrar’.

O congresso iniciou com a conferência dialogada “[H]ǎ conversa sobre um sistema integrado em saúde mental”, com Maria de Belém Roseira e Juan Jose Afonso, “um formato inovador de conferência que permitiu a partilha de experiências entre países vizinhos, Portugal e Espanha, onde a Ordem São João de Deus e a Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus estão implantados”, realça uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.

“A questão da confiança entre setores público e social convencionado foi um tema considerado crucial para o bom funcionamento dos sistemas integrados de saúde mental”, pode ler-se.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, associou-se ao evento com uma mensagem, na qual destacou os conceitos base do congresso, ‘Acessibilidade em saúde mental – incluir e integrar’, um “duplo significado para combater um duplo estigma”.

“Mais do que integrar é preciso incluir, mais do que ser parte é necessário fazer parte, no que respeita aos Institutos e aos doentes”, sublinhou o chefe de Estado.

O superior geral da Ordem Hospitaleira São João de Deus, Jesús Etayo, reconheceu “o esforço que tem sido feito”, no território continental português, pela equipa de trabalho.

O Instituto São João de Deus e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus gerem oito centros de assistência e doze unidades de saúde, respetivamente, “com mais de 4000 camas em todo o pais”.

Durante três dias, referem os organizadores, o congresso foi um “grande espaço de partilha de conhecimento e debate sobre os modelos integrados de cuidados em saúde mental e os sistemas de avaliação de qualidade e de impacto como estratégias de advocacia para melhores políticas de saúde e sociais”.

O congresso de psiquiatria São João de Deus, organizado em parceria pelo Instituto São João de Deus e o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, tem como objetivo “último constituir se como espaço de discussão e diálogo sobre temas atuais no âmbito da saúde mental e psiquiatria, favorecendo a disseminação de boas práticas e de melhores cuidados”.

LFS/OC

Partilhar:
Scroll to Top