Casos foram reportados pela Comissão Independente, Comissão de Proteção de Menores do Patriarcado de Lisboa, Grupo Vita e também isoladamente
Lisboa, 20 dez 2023 (Ecclesia) – A Procuradoria-Geral da República informou que o Ministério Público (MP) investiga 14 alegados casos de abuso sexual na Igreja Católica e arquivou 26, desde 2022.
Num esclarecimento enviado à Agência Lusa, refere-se que 15 das 25 denúncias enviadas pela Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais contra Crianças na Igreja Católica em Portugal deram origem a inquéritos no MP, continuando três em investigação e os outros 12 foram arquivados.
O MP recebeu também quatro denúncias enviadas pela Comissão de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis do Patriarcado de Lisboa que deram origem a sete inquéritos, dos quais um continua em investigação e os restantes foram arquivados.
O grupo VITA, que iniciou funções em maio deste ano, deu conhecimento ao MP de 16 denúncias de abuso sexual em ambientes da Igreja Católica, que deram origem a 15 inquéritos, dos quais oito foram arquivados e sete continuam em investigação.
O MP informa ainda que estão em investigação três alegados crimes sexuais ligados à Igreja Católica que resultam de denúncias isoladas, como as duas que foram recebidas através da Presidência da República.
PR