Proteção de Menores: Conferência Episcopal saúda encontro do Papa com vítimas de abusos

Reunião contou com a presença de Pedro Strecht, Rute Agulhas e Paula Margarido, ligados aos grupos criados pelos bispos nos últimos anos

Foto: JMJ Lisboa 2023

 

Lisboa, 02 ago 2023 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa saudou hoje o encontro do Papa com 13 vítimas de abusos sexuais, por membros do clero, que decorreu na Nunciatura Apostólica, de forma privada.

“Este encontro do Santo Padre representa a confirmação do caminho de reconciliação que a Igreja em Portugal tem vindo a percorrer neste âmbito, colocando as pessoas vítimas em primeiro lugar, colaborando na sua reparação e recuperação, de forma que lhes seja possível olhar o futuro com esperança e liberdade renovadas”, indica uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

A reunião decorreu no final do programa oficial do primeiro dia de visita de Francisco, em Lisboa.

Nos últimos dias decorreram algumas manifestações públicas de protesto por causa dos casos de abusos que aconteceram na Igreja Católica.

A CEP informa que as vítimas foram acompanhadas por “representantes de instituições encarregadas da tutela de menores na Igreja em Portugal”: Rute Agulhas, coordenadora do Grupo VITA; Paula Margarido, presidente da Equipa de Coordenação Nacional das Comissões Diocesanas; Pedro Strecht, coordenador da Comissão Independente (CI) para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças, que apresentou o seu relatório final em fevereiro.

A CI validou nesse estudo 512 testemunhos, apontando a um número de 4815 vítimas, entre 1950 e 2022.

Já este ano, a CEP criou o ‘Grupo Vita’, para acompanhar situações de abuso sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal.

OC

Igreja/Portugal: Papa encontrou-se com vítimas de abusos – Vaticano

Partilhar:
Scroll to Top