Igreja/Portugal: Papa encontrou-se com vítimas de abusos – Vaticano

Encontro privado decorreu na Nunciatura Apostólica, durante mais de uma hora

Foto: Lusa

Lisboa, 02 ago 2023 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje, na Nunciatura Apostólica, um grupo de 13 vítimas de abusos sexuais, informou o Vaticano, em comunicado.

“Na tarde de hoje, após o final dos encontros institucionais e com a Igreja, o Papa Francisco recebeu na Nunciatura um grupo de 13 pessoas, vítimas de abusos por parte dos membros do clero, acompanhados por alguns representantes de instituições da Igreja portuguesa, responsáveis pela proteção dos menores”, refere a nota da sala da imprensa da Santa Sé.

“O encontro decorreu num clima de intensa escuta e durou mais de uma hora, concluindo-se pouco depois das 20h15”, acrescenta o texto enviado aos jornalistas às 20h57.

Francisco tinha abordado o tema, na homilia da celebração de Vésperas a que presidiu no Mosteiro dos Jerónimos, evocando os “escândalos” que afetam a Igreja Católica e o “sofrimento” das vítimas.

“Às vezes o nosso mau testemunho e os escândalos desfiguraram o seu rosto (da Igreja) e chamam-nos a uma humilde e constante purificação, partindo do grito de sofrimento das vítimas, que se devem sempre acolher e escutar”, disse Francisco, num encontro com bispos, membros do clero e de Institutos de Vida Consagrada, seminaristas e agentes de pastoral da Igreja Católica.

No início do encontro, D. José Ornelas dirigiu uma saudação ao Papa, realçando o percurso percorrido pela Igreja Católica em Portugal, no tema da proteção de menores.

“Continua a solicitar também a nossa atenção particular a defesa do bem das crianças e o compromisso de defendê-las de toda a espécie de abusos”, disse o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

O organismo promoveu a 20 de abril uma jornada nacional de oração pelas vítimas de abusos sexuais, de poder e de consciência na Igreja, assinalada pelos bispos na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima.

Uma Comissão Independente (CI) para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal, designada pela CEP, apresentou a 13 de fevereiro um relatório, no qual validou 512 testemunhos, apontando a um número de 4815 vítimas, entre 1950 e 2022.

Já a 21 de junho, a CEP e responsáveis do Vaticano debateram em Fátima a “articulação” entre as duas partes para o tratamento de casos de abusos sexuais na Igreja.

“Estiveram presentes na Assembleia Plenária alguns membros do Dicastério para a Doutrina da Fé com o objetivo de consolidar a articulação entre as Dioceses Portuguesas e aquele organismo da Santa Sé no âmbito do tratamento de casos de abuso sexual de menores cometidos por clérigos”, referia uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Após o final da atividade da CI, a CEP criou o ‘Grupo Vita’, para acompanhar situações de abuso sexual de crianças e adultos vulneráveis no contexto da Igreja Católica em Portugal.

O grupo pode ser contactado através da linha de atendimento telefónico 91 509 0000 ou do formulário para sinalizações disponível no seu site.

OC

Notícia atualizada às 21h02

Partilhar:
Scroll to Top