D. Manuel Linda responde a acusação de ter desvalorizado queixa de menor
Porto, 14 out 2022 (Ecclesia) – O bispo do Porto afirmou que “qualquer vítima” deve denunciar casos de abusos sexuais, numa resposta a um caso noticiado pela imprensa, envolvendo uma mulher e um sacerdote da Diocese de Vila Real.
“Como bispo do Porto, espero que nunca uma denúncia como esta fique sem resposta e que qualquer vítima possa denunciar e partilhar essa dor”, indica D. Manuel Linda, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A alegada vítima, hoje com 32 anos, afirma em entrevista ao ‘Correio da Manhã’ que um padre abusou dela em criança e que teria, na altura, contado o sucedido ao então padre Manuel Linda, professor de EMRC na Diocese de Vila Real.
“Não me consigo recordar minimamente de nada parecido com essa denúncia. Se alguma vez tivesse recebido alguma denúncia, teria reportado imediatamente ao meu bispo”, afirma o responsável.
O bispo do Porto assume que este é “um caso muito doloroso”.
“Se alguma vez uma denúncia não teve acolhimento pela Igreja, só posso pedir perdão por essa falha”, refere.
D. Manuel Linda destaca que que o caso foi comunicado à Comissão Independente, como “deve ser”.
“Esse trabalho de investigação, no qual tenho toda a confiança, é muito importante, e é o que pode trazer luz sobre toda esta dor, principalmente a das vítimas”, conclui.
OC